sicnot

Perfil

Mundo

Hong Kong inicia investigação após deteção de gripe aviária em mercado de Macau

Depois de ter sido detetado o vírus da gripe aviária H7N9 num mercado em Macau, inspetores de saúde de Hong Kong estão a investigar se o mesmo fornecedor do interior da China abastece a cidade.

© Tyrone Siu / Reuters

Na quarta-feira, as autoridades de Macau abateram 15 mil aves de capoeira e suspenderam a venda destes animais durante pelo menos três dias por ter sido detetado o vírus da gripe aviária H7N9 num mercado.

O vírus foi detetado numa banca que vendia galinhas provenientes de uma quinta na província chinesa de Guangdong, adjacente a Macau e Hong Kong.

O secretário para a Alimentação e Saúde de Hong Kong, Ko Wing-man, disse hoje que está preocupado com o incidente, mas acrescentou que a situação daquela região era diferente da de Macau, segundo o jornal South China Morning Post.

Ko Wing-man afirmou que, ao contrário de Macau, a empresa de Guangdong não fornece galinha amarela a Hong Kong, mas fornece outras carnes à antiga colónia britânica.

"Às vezes ainda nos fornecem galinha amarela, mas vem de Hainan", disse Ko Wing-Man à Rádio e Televisão Pública de Hong Kong (RTHK).

"O risco é relativamente baixo", acrescentou.

Embora não se verifique o fornecimento de galinhas provenientes de Guangdong, Ko Wing-Man disse que o centro de segurança alimentar estava a tentar averiguar se a quinta implicada fornece outras aves de capoeira a Hong Kong.

"Quaisquer mercados ou quintas no perímetro de três quilómetros dessa quinta terão de deixar de fornecer [aves] a Hong Kong", disse Ko.

Houve uma proibição temporária de importar frango vivo do interior da China para Hong Kong há cerca de um ano, depois de amostras de uma quinta em Huizhou, Guangdong, terem testado positivo ao H7N9 da gripe aviária. A proibição foi entretanto levantada.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.