sicnot

Perfil

Mundo

Hong Kong inicia investigação após deteção de gripe aviária em mercado de Macau

Depois de ter sido detetado o vírus da gripe aviária H7N9 num mercado em Macau, inspetores de saúde de Hong Kong estão a investigar se o mesmo fornecedor do interior da China abastece a cidade.

© Tyrone Siu / Reuters

Na quarta-feira, as autoridades de Macau abateram 15 mil aves de capoeira e suspenderam a venda destes animais durante pelo menos três dias por ter sido detetado o vírus da gripe aviária H7N9 num mercado.

O vírus foi detetado numa banca que vendia galinhas provenientes de uma quinta na província chinesa de Guangdong, adjacente a Macau e Hong Kong.

O secretário para a Alimentação e Saúde de Hong Kong, Ko Wing-man, disse hoje que está preocupado com o incidente, mas acrescentou que a situação daquela região era diferente da de Macau, segundo o jornal South China Morning Post.

Ko Wing-man afirmou que, ao contrário de Macau, a empresa de Guangdong não fornece galinha amarela a Hong Kong, mas fornece outras carnes à antiga colónia britânica.

"Às vezes ainda nos fornecem galinha amarela, mas vem de Hainan", disse Ko Wing-Man à Rádio e Televisão Pública de Hong Kong (RTHK).

"O risco é relativamente baixo", acrescentou.

Embora não se verifique o fornecimento de galinhas provenientes de Guangdong, Ko Wing-Man disse que o centro de segurança alimentar estava a tentar averiguar se a quinta implicada fornece outras aves de capoeira a Hong Kong.

"Quaisquer mercados ou quintas no perímetro de três quilómetros dessa quinta terão de deixar de fornecer [aves] a Hong Kong", disse Ko.

Houve uma proibição temporária de importar frango vivo do interior da China para Hong Kong há cerca de um ano, depois de amostras de uma quinta em Huizhou, Guangdong, terem testado positivo ao H7N9 da gripe aviária. A proibição foi entretanto levantada.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
    Mudar de Vida

    Mudar de Vida

    5ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    No "Mudar de Vida" desta quinta-feira damos a conhecer mais um caso de quem teve coragem de arriscar e procurar um novo futuro. Susana Moraes é uma economista que decidiu seguir a paixão pela dança. 

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16