sicnot

Perfil

Mundo

Rússia acusa Turquia de preparar invasão da Síria

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou hoje ter "sérias razões" para acreditar que a Turquia prepara uma "intervenção militar" na Síria.

© Hosam Katan / Reuters

"Temos sérias razões para suspeitar que a Turquia prepara ativamente uma intervenção militar no território de um Estado soberano: a Síria", afirmou num comunicado o porta-voz do Ministério da Defesa russo, general Igor Konashenkov.

O exército russo "regista um número crescente de sinais de uma preparação secreta das forças armadas turcas para operações no território sírio", acrescentou.

O texto evoca a proibição pela Turquia, na quarta-feira, de sobrevoo do seu território por um avião de reconhecimento russo, afirmando que "se alguém em Ancara pensa" que essa proibição "permitirá esconder o que quer que seja, não é profissional".

Contactado pela agência France Presse, o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco recusou fazer qualquer comentário.

Antes, Ancara tinha justificado a proibição de sobrevoo com "razões de segurança". O sobrevoo estava previsto para entre 01 e 05 de fevereiro ao abrigo do tratado "Céu Aberto", de que os dois países são signatários.

Segundo o general Konashenkov, o sobrevoo deveria abranger a zona de fronteira com a Síria e os aeródromos onde estão concentrados os aviões da NATO.

"O Ministério da Defesa russo vê esses atos da Turquia como um precedente perigoso e uma tentativa de dissimular atividades militares ilegais perto da fronteira síria", afirmou.

"Tais decisões, tomadas por um país membro da NATO, não contribuem de forma alguma para o reforço da segurança e da confiança na Europa", acrescentou, afirmando que o incidente não ficará "sem resposta".

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.