sicnot

Perfil

Mundo

Rússia acusa Turquia de preparar invasão da Síria

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou hoje ter "sérias razões" para acreditar que a Turquia prepara uma "intervenção militar" na Síria.

© Hosam Katan / Reuters

"Temos sérias razões para suspeitar que a Turquia prepara ativamente uma intervenção militar no território de um Estado soberano: a Síria", afirmou num comunicado o porta-voz do Ministério da Defesa russo, general Igor Konashenkov.

O exército russo "regista um número crescente de sinais de uma preparação secreta das forças armadas turcas para operações no território sírio", acrescentou.

O texto evoca a proibição pela Turquia, na quarta-feira, de sobrevoo do seu território por um avião de reconhecimento russo, afirmando que "se alguém em Ancara pensa" que essa proibição "permitirá esconder o que quer que seja, não é profissional".

Contactado pela agência France Presse, o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco recusou fazer qualquer comentário.

Antes, Ancara tinha justificado a proibição de sobrevoo com "razões de segurança". O sobrevoo estava previsto para entre 01 e 05 de fevereiro ao abrigo do tratado "Céu Aberto", de que os dois países são signatários.

Segundo o general Konashenkov, o sobrevoo deveria abranger a zona de fronteira com a Síria e os aeródromos onde estão concentrados os aviões da NATO.

"O Ministério da Defesa russo vê esses atos da Turquia como um precedente perigoso e uma tentativa de dissimular atividades militares ilegais perto da fronteira síria", afirmou.

"Tais decisões, tomadas por um país membro da NATO, não contribuem de forma alguma para o reforço da segurança e da confiança na Europa", acrescentou, afirmando que o incidente não ficará "sem resposta".

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.