sicnot

Perfil

Mundo

Strauss-Kahn vai administrar banco de milionário ucraniano

O ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) Dominique Strauss-Khan foi contratado para a administração do banco Credit-Dnepr, propriedade do magnata ucraniano Viktor Pinchuk, noticia a BBC.

Michel Spingler

Strauss-Kahn, que se demitiu da direção do FMI em 2011, na sequência de acusações de violação por uma empregada de hotel de Nova Iorque, vai integrar o recém-criado conselho de supervisão da instituição financeira do segundo homem mais rico da Ucrânia.

O dono do Credit-Dnepr é genro do antigo Presidente do país, Leonid Kuchma, tendo uma fortuna avaliada em 1,43 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros).

Durante os anos 90, Viktor Pinchuk construiu um dos maiores conglomerados industriais da Ucrânia, a Interpipe, dedicada à indústria metalúrgica.

Segundo uma sondagem, realizada entre 24 e 26 de junho de 2015 pelo instituto de estudos de opinião Ifop, um em cada três franceses queria que Dominique Strauss-Kahn regressasse à política como ministro.

Além de 36% dos cidadãos franceses quererem Strauss-Kahn de volta à ribalta política, 32% prefeririam mesmo que, em caso de remodelação do Governo, fosse ele o novo primeiro-ministro.

Depois do escândalo sexual em Nova Iorque, caso que veio a ser arquivado, em 2012 o antigo ministro das Finanças francês foi envolvido noutra polémica, que incluía a participação em orgias com prostitutas, na qual acabou por ser absolvido.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.