sicnot

Perfil

Mundo

Strauss-Kahn vai administrar banco de milionário ucraniano

O ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) Dominique Strauss-Khan foi contratado para a administração do banco Credit-Dnepr, propriedade do magnata ucraniano Viktor Pinchuk, noticia a BBC.

Michel Spingler

Strauss-Kahn, que se demitiu da direção do FMI em 2011, na sequência de acusações de violação por uma empregada de hotel de Nova Iorque, vai integrar o recém-criado conselho de supervisão da instituição financeira do segundo homem mais rico da Ucrânia.

O dono do Credit-Dnepr é genro do antigo Presidente do país, Leonid Kuchma, tendo uma fortuna avaliada em 1,43 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros).

Durante os anos 90, Viktor Pinchuk construiu um dos maiores conglomerados industriais da Ucrânia, a Interpipe, dedicada à indústria metalúrgica.

Segundo uma sondagem, realizada entre 24 e 26 de junho de 2015 pelo instituto de estudos de opinião Ifop, um em cada três franceses queria que Dominique Strauss-Kahn regressasse à política como ministro.

Além de 36% dos cidadãos franceses quererem Strauss-Kahn de volta à ribalta política, 32% prefeririam mesmo que, em caso de remodelação do Governo, fosse ele o novo primeiro-ministro.

Depois do escândalo sexual em Nova Iorque, caso que veio a ser arquivado, em 2012 o antigo ministro das Finanças francês foi envolvido noutra polémica, que incluía a participação em orgias com prostitutas, na qual acabou por ser absolvido.

Lusa

  • Mergulhadores espanhóis e forenses envolvidos nas buscas no rio Minho
    0:35

    País

    A Polícia Marítima confirmou à SIC que já estão a ser efetuados os primeiros mergulhos à superfície com uma equipa de mergulhadores espanhóis, que foram os primeiros a chegar a local. Durante a tarde desde domingo deve chegar ao local a equipa de mergulhadores forenses de Lisboa para ajudaram nas operações de busca ao pescador que desapareceu ontem à noite de em Alvaredo, concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.

  • Portugal vai começar a testar carros autónomos com Espanha
    1:57

    País

    Portugal vai começar a testar carros sem condutor. O acordo entre os governos português e espanhol foi recentemente assinado para criar corredores onde os veículos possam circular. Um dos objetivos deste novo conceito é diminuir a sinistralidade.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00