sicnot

Perfil

Mundo

Strauss-Kahn vai administrar banco de milionário ucraniano

O ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) Dominique Strauss-Khan foi contratado para a administração do banco Credit-Dnepr, propriedade do magnata ucraniano Viktor Pinchuk, noticia a BBC.

Michel Spingler

Strauss-Kahn, que se demitiu da direção do FMI em 2011, na sequência de acusações de violação por uma empregada de hotel de Nova Iorque, vai integrar o recém-criado conselho de supervisão da instituição financeira do segundo homem mais rico da Ucrânia.

O dono do Credit-Dnepr é genro do antigo Presidente do país, Leonid Kuchma, tendo uma fortuna avaliada em 1,43 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros).

Durante os anos 90, Viktor Pinchuk construiu um dos maiores conglomerados industriais da Ucrânia, a Interpipe, dedicada à indústria metalúrgica.

Segundo uma sondagem, realizada entre 24 e 26 de junho de 2015 pelo instituto de estudos de opinião Ifop, um em cada três franceses queria que Dominique Strauss-Kahn regressasse à política como ministro.

Além de 36% dos cidadãos franceses quererem Strauss-Kahn de volta à ribalta política, 32% prefeririam mesmo que, em caso de remodelação do Governo, fosse ele o novo primeiro-ministro.

Depois do escândalo sexual em Nova Iorque, caso que veio a ser arquivado, em 2012 o antigo ministro das Finanças francês foi envolvido noutra polémica, que incluía a participação em orgias com prostitutas, na qual acabou por ser absolvido.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.