sicnot

Perfil

Mundo

Terra pode ser o resultado da fusão de dois planetas

A teoria de que uma gigante colisão de um "planeta embrião" com a Terra há 4,5 mil milhões de anos levou à formação da Lua já circula há muito tempo. Uma investigação financiada pela NASA vem agora afirmar que, nessa colisão, a Terra absorveu o pequeno planeta Theia.

Colisão e fusão de Theia e a Terra.

Colisão e fusão de Theia e a Terra.

UCLA

A Terra seria assim o resultado da fusão com Theia e, na colisão, foi formada a Lua.

"Theia foi misturada e a combinação resultou na Terra e na Lua", diz o responsável pelo estudo Edward Young, professor da Universidade da Califórnia (UCLA), citado pelo Huffingtonpost.

Para chegar a esta conclusão os investigadores compararam os componentes químicos das rochas lunares com a rochas vulcânicas do Havai e do Arizona.

Se a Terra e Theia tivessem apenas colidido, como sugere a teoria do impacto gigante, a Lua seria apenas constituída por Theia e a Terra e a Lua teriam estruturas químicas bem diferentes, afirmam os investigadores da UCLA. Mas não foi isso que descobriram.

"Não encontrámos quaisquer diferenças entre os isótopos de oxigénio da Terra e da Lua, são praticamente indistinguíveis", garantem os investigadores da UCLA.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.