sicnot

Perfil

Mundo

Um israelita condenado a perpétua, outro a 21 anos de prisão por assassinato de palestiniano

Um tribunal de Jerusalém condenou hoje dois jovens israelitas, um a prisão perpétua e outro a 21 anos de prisão, pelo assassinato de um adolescente palestiniano, queimado vivo em 2014.

© Ronen Zvulun / Reuters

Os nomes dos dois israelitas, condenados pelo rapto e assassinato de Mohammed Abu Khdeir a 02 de julho de 2014 em Jerusalém oriental, não foram divulgados porque eram menores na altura dos factos. Têm atualmente 16 anos e foram também condenados ao pagamento de uma indemnização de 30.000 shekels (6.800 euros), segundo o jornal digital israelita Ynet.

Os jovens confessaram terem participado no crime, que disseram tratar-se de uma vingança pelo sequestro e assassinato de três jovens israelitas na Cisjordânia, cujos corpos tinham sido localizados na véspera.

O homicídio de Mohammed Abu Khdeir contribuiu para a escalada de violência que conduziu à guerra de Gaza em julho-agosto de 2014 e marcou profundamente a opinião pública palestiniana.

O procurador tinha pedido a prisão perpétua para os dois jovens acusados e o pai da vítima, Hussein Abu Khdeir, declarou que irá recorrer junto do Supremo Tribunal da sentença mais leve.

Hussein Abu Khdeir também exigiu que sejam demolidas as casas de família dos condenados, como Israel costuma fazer em relação às habitações dos atacantes palestinianos.

O tribunal tem ainda de se pronunciar sobre a saúde mental de um terceiro acusado naquele caso, o alegado instigador do crime: Yosef Haim Ben David, de 31 anos. Está prevista uma audiência para 11 de fevereiro.

Lusa

  • Palestiniano encontrado morto em alegado "ataque de vingança"
    1:39

    Mundo

    Foi encontrado o corpo de um jovem palestiniano numa floresta perto de Jerusalém. O rapaz terá sido violentamente agredido até à morte, no que pode ser um ato de vingança pelo homicídio de três jovens israelitas. Esta manhã em Jerusalém e na Cisjordânia a polícia israelita e manifestantes palestinianos envolveram-se em confrontos.

  • O dia em que o Brexit começa
    1:25

    Brexit

    A primeira-ministra britânica já assinou a carta que vai enviar ao Conselho Europeu para formalizar a vontade do Reino Unido de sair da União Europeia. O artigo 50.º do Tratado de Lisboa será ativado nas próximas horas. Na véspera, Theresa May recebeu da Escócia um novo contratempo político.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Governo vai dar mais meios à investigação criminal
    2:34

    País

    A ministra da Justiça garante que o Governo vai dar mais meios à investigação criminal, mas assegura que não vai mexer nos prazos dos inquéritos. A questão tem sido insistentemente levantada pela defesa de José Sócrates, que se queixa de que a Operação Marquês já ultrapassou todos os prazos.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.