sicnot

Perfil

Mundo

Um israelita condenado a perpétua, outro a 21 anos de prisão por assassinato de palestiniano

Um tribunal de Jerusalém condenou hoje dois jovens israelitas, um a prisão perpétua e outro a 21 anos de prisão, pelo assassinato de um adolescente palestiniano, queimado vivo em 2014.

© Ronen Zvulun / Reuters

Os nomes dos dois israelitas, condenados pelo rapto e assassinato de Mohammed Abu Khdeir a 02 de julho de 2014 em Jerusalém oriental, não foram divulgados porque eram menores na altura dos factos. Têm atualmente 16 anos e foram também condenados ao pagamento de uma indemnização de 30.000 shekels (6.800 euros), segundo o jornal digital israelita Ynet.

Os jovens confessaram terem participado no crime, que disseram tratar-se de uma vingança pelo sequestro e assassinato de três jovens israelitas na Cisjordânia, cujos corpos tinham sido localizados na véspera.

O homicídio de Mohammed Abu Khdeir contribuiu para a escalada de violência que conduziu à guerra de Gaza em julho-agosto de 2014 e marcou profundamente a opinião pública palestiniana.

O procurador tinha pedido a prisão perpétua para os dois jovens acusados e o pai da vítima, Hussein Abu Khdeir, declarou que irá recorrer junto do Supremo Tribunal da sentença mais leve.

Hussein Abu Khdeir também exigiu que sejam demolidas as casas de família dos condenados, como Israel costuma fazer em relação às habitações dos atacantes palestinianos.

O tribunal tem ainda de se pronunciar sobre a saúde mental de um terceiro acusado naquele caso, o alegado instigador do crime: Yosef Haim Ben David, de 31 anos. Está prevista uma audiência para 11 de fevereiro.

Lusa

  • Palestiniano encontrado morto em alegado "ataque de vingança"
    1:39

    Mundo

    Foi encontrado o corpo de um jovem palestiniano numa floresta perto de Jerusalém. O rapaz terá sido violentamente agredido até à morte, no que pode ser um ato de vingança pelo homicídio de três jovens israelitas. Esta manhã em Jerusalém e na Cisjordânia a polícia israelita e manifestantes palestinianos envolveram-se em confrontos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.