sicnot

Perfil

Mundo

Fundador do WikiLeaks declara vitória depois da ONU ter considerado ilegal a sua detenção

Fundador do WikiLeaks declara vitória depois da ONU ter considerado ilegal a sua detenção

Julien Assange diz que a decisão dos especialistas da ONU é uma vitória, depois do grupo de trabalho ter considerado ilegal a sua detenção. O fundador do Wikileaks surgiu emocionado na varanda da embaixada do Equador em Londres onde está desde 2012.

As autoridades britânicas já disseram que a decisão não é vinculativa e se sair da embaixada é preso para responder na Suécia a acusações de violação.

  • Julien Assange anuncia que vai sair da embaixada do Equador em Londres
    1:51

    Mundo

    O fundador do Wikileaks anunciou hoje que vai deixar em breve a embaixada do Equador em Londres, onde está refugiado há 2 anos. Julien Assange pediu asilo político para não ser extraditado para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais. O australiano recusou revelar por que razão vai deixar a embaixada ou se decidiu entregar-se às autoridades.

  • Assange diz que agências de segurança são a maior ameaça à democracia
    2:24

    Mundo

    Julien Assange participou, esta manhã, numa videoconferência no Festival de Cinema do Estoril e Lisboa. O fundador do Wikileaks esteve num ecrã perante uma sala de espectadores que puderam fazer-lhe diretamente perguntas e foi nas respostas que Assange falou do crescente poder das agências de segurança, o que para o ativista é uma ameaça direta à liberdade e democracia no mundo.

  • ONU pronuncia-se amanhã sobre detenção do fundador da WikiLeaks
    2:45

    Mundo

    Apesar das Nações Unidas considerarem que o fundador do WikiLeaks está a ser alvo de detenção ilegal a polícia britânica diz que o mandato continua em vigor. Se Julien Assange sair da embaixada do Equador em Londres, onde está refugiado desde 2012, será detido.Um painel de especialistas das Nações Unidas para as detenções arbitrárias pronuncia-se amanhã sobre o caso Assange.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.