sicnot

Perfil

Mundo

Os óculos que evitam efeitos negativos dos smartphones antes de dormir

Uma cadeia de óticas japonesa começou a comercializar óculos para atenuam os efeitos negativos que o uso dos smartphones e de outros dispositivos eletrónicos causam ao utilizador antes de dormir.

O fabricante de lentes Jin garantiu que os óculos em causa, que custam 4.900 ienes (cerca de 37 euros), eliminam em 60% a luz de onda curta que emana dos ecrãs dos smartphones.

A exposição a esta luz "azul" antes de dormir reduz a segregação de hormonas (como a melatonina) que ajudam a dormir, assinalou hoje a empresa em comunicado.

O recurso a estes óculos aquando da utilização do telemóvel antes da ida para a cama reduz em 10% o tempo necessário para conciliar o sono, segundo um estudo apresentado pela Jin.

Ver televisão e utilizar o telemóvel à noite antes de ir dormir pode perturbar o sono, de acordo com um estudo da Fundação Nacional do Sono nos Estados Unidos.

Com Lusa

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16