sicnot

Perfil

Mundo

Parlamento da Sérvia demite ministro devido a declarações sexistas

O parlamento da Sérvia pronunciou-se hoje pela demissão do ministro da Defesa, Bratislav Gasic, devido a frases insultuosas que terá dirigido a uma jornalista.

Darko Vojinovic

Os 195 deputados presentes, num hemiciclo com 250 lugares, aprovaram por unanimidade a demissão de Gasic dois meses após o incidente, que levou o primeiro-ministro Aleksandar Vucic a prometer na ocasião o afastamento do responsável pela pasta da Defesa.

Gasic motivou uma reprovação pública no início de dezembro ao efetuar um comentário sobre uma repórter de televisão que se ajoelhou à sua frente para evitar ficar registada numa fotografia no decurso de uma conferência de imprensa do ministro.

"Gosto destas mulheres jornalistas que se ajoelham tão facilmente", disse Gasic.

Desde então, os jornalistas têm promovido protestos sistemáticos, e exigido a demissão do ministro.

O primeiro-ministro Vucic disse que vai propor um novo ministro ao parlamento dentro de duas semanas.

Bratislav Gasic, 48 anos, é um dos colaboradores mais próximos de Vucic e vice-presidente do seu partido SNS. Foi presidente da câmara de Krusevac, no centro do país, antes de ser designado ministro em abril de 2014.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • Corrida à Agência Europeia Medicamento "não é fácil", admite Costa
    0:50

    Brexit

    António Costa confirmou a apresentação da candidatura para a transferência da agência europeia do medicamento de Londres para Portugal. À margem da cimeira extraordinário sobre o Brexit, o primeiro-ministro salientou a importância da instalação do instituto no país para reforçar a competitividade no setor