sicnot

Perfil

Mundo

Parlamento da Sérvia demite ministro devido a declarações sexistas

O parlamento da Sérvia pronunciou-se hoje pela demissão do ministro da Defesa, Bratislav Gasic, devido a frases insultuosas que terá dirigido a uma jornalista.

Darko Vojinovic

Os 195 deputados presentes, num hemiciclo com 250 lugares, aprovaram por unanimidade a demissão de Gasic dois meses após o incidente, que levou o primeiro-ministro Aleksandar Vucic a prometer na ocasião o afastamento do responsável pela pasta da Defesa.

Gasic motivou uma reprovação pública no início de dezembro ao efetuar um comentário sobre uma repórter de televisão que se ajoelhou à sua frente para evitar ficar registada numa fotografia no decurso de uma conferência de imprensa do ministro.

"Gosto destas mulheres jornalistas que se ajoelham tão facilmente", disse Gasic.

Desde então, os jornalistas têm promovido protestos sistemáticos, e exigido a demissão do ministro.

O primeiro-ministro Vucic disse que vai propor um novo ministro ao parlamento dentro de duas semanas.

Bratislav Gasic, 48 anos, é um dos colaboradores mais próximos de Vucic e vice-presidente do seu partido SNS. Foi presidente da câmara de Krusevac, no centro do país, antes de ser designado ministro em abril de 2014.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC