sicnot

Perfil

Mundo

Sismo em Taiwan provoca colapso de quatro edifícios

Pelo menos 30 pessoas foram resgatadas depois de quatro edifícios terem colapsado em Tainan, cidade no sul de Taiwan, abalada hoje por um sismo com magnitude 6,4, ao início do dia de sábado naquele país.

© Pichi Chuang / Reuters

Imagens na televisão e nas redes sociais mostram um edifício de sete andares inclinado e responsáveis informaram que estão a decorrer operações de resgate em dois edifícios, mas até ao momento não foram reportadas vítimas mortais.

"Quatro edifícios colapsaram na área da cidade de Tainan. Estão em curso operações de busca e salvamento e não há notícias de vítimas", disse o porta-voz da Agência Nacional de Bombeiros, Lin Kuan-cheng, à agência noticiosa AFP.

O sismo ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, cerca das 20:00 de sexta-feira em Lisboa, a 39 quilómetros a nordeste de Kaohsiung, a segunda maior cidade da ilha que tem um porto importante.

A magnitude do sismo foi incialmente calculada em 6,7 graus na escala de Richter, mas as autoridades corrigiram para 6,4.

Taiwan está próxima de duas placas tectónica e é atingida com regularidade por abalos sísmicos.

Em junho de 2013, um abalo com magnitude 6,3 atingiu o centro da ilha e provocou quatro mortes e deslizes de terra generalizados.

Em setembro de 1999 um abalo de magnitude 7,6 provocou cerca de 2.400 mortos.

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11

    Mundo

    Um barco de turismo naufragou na Colômbia, ontem à tarde. A bordo estavam cerca de 170 passageiros. Há pelo menos seis mortos confirmados e 28 pessoas continuam desaparecidas. O barco afundou-se ao largo de uma barragem, perante o olhar incrédulo de dezenas de pessoas.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.