sicnot

Perfil

Mundo

Sismo em Taiwan provoca colapso de quatro edifícios

Pelo menos 30 pessoas foram resgatadas depois de quatro edifícios terem colapsado em Tainan, cidade no sul de Taiwan, abalada hoje por um sismo com magnitude 6,4, ao início do dia de sábado naquele país.

© Pichi Chuang / Reuters

Imagens na televisão e nas redes sociais mostram um edifício de sete andares inclinado e responsáveis informaram que estão a decorrer operações de resgate em dois edifícios, mas até ao momento não foram reportadas vítimas mortais.

"Quatro edifícios colapsaram na área da cidade de Tainan. Estão em curso operações de busca e salvamento e não há notícias de vítimas", disse o porta-voz da Agência Nacional de Bombeiros, Lin Kuan-cheng, à agência noticiosa AFP.

O sismo ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, cerca das 20:00 de sexta-feira em Lisboa, a 39 quilómetros a nordeste de Kaohsiung, a segunda maior cidade da ilha que tem um porto importante.

A magnitude do sismo foi incialmente calculada em 6,7 graus na escala de Richter, mas as autoridades corrigiram para 6,4.

Taiwan está próxima de duas placas tectónica e é atingida com regularidade por abalos sísmicos.

Em junho de 2013, um abalo com magnitude 6,3 atingiu o centro da ilha e provocou quatro mortes e deslizes de terra generalizados.

Em setembro de 1999 um abalo de magnitude 7,6 provocou cerca de 2.400 mortos.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.