sicnot

Perfil

Mundo

Sismo em Taiwan provoca colapso de quatro edifícios

Pelo menos 30 pessoas foram resgatadas depois de quatro edifícios terem colapsado em Tainan, cidade no sul de Taiwan, abalada hoje por um sismo com magnitude 6,4, ao início do dia de sábado naquele país.

© Pichi Chuang / Reuters

Imagens na televisão e nas redes sociais mostram um edifício de sete andares inclinado e responsáveis informaram que estão a decorrer operações de resgate em dois edifícios, mas até ao momento não foram reportadas vítimas mortais.

"Quatro edifícios colapsaram na área da cidade de Tainan. Estão em curso operações de busca e salvamento e não há notícias de vítimas", disse o porta-voz da Agência Nacional de Bombeiros, Lin Kuan-cheng, à agência noticiosa AFP.

O sismo ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, cerca das 20:00 de sexta-feira em Lisboa, a 39 quilómetros a nordeste de Kaohsiung, a segunda maior cidade da ilha que tem um porto importante.

A magnitude do sismo foi incialmente calculada em 6,7 graus na escala de Richter, mas as autoridades corrigiram para 6,4.

Taiwan está próxima de duas placas tectónica e é atingida com regularidade por abalos sísmicos.

Em junho de 2013, um abalo com magnitude 6,3 atingiu o centro da ilha e provocou quatro mortes e deslizes de terra generalizados.

Em setembro de 1999 um abalo de magnitude 7,6 provocou cerca de 2.400 mortos.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47