sicnot

Perfil

Mundo

Agência de Energia Atómica propõe uso de tecnologias nucleares no combate ao Zika

A Agência Internacional de Energia Atómica anunciou hoje uma reunião de peritos a 22 e 23 de fevereiro no Brasil para analisar a possibilidade de técnicas nucleares serem usadas no controlo do mosquito que transmite o Zika.

Yukiya Amano, diretor da Agência de Energia Atómica

Yukiya Amano, diretor da Agência de Energia Atómica

© Heinz-Peter Bader / Reuters


O anúncio foi feito pelo diretor daquele organismo, Yukiya Amano, no final de uma visita ao México, em declarações à agência Efe em que defendeu a necessidade de atuar "rapidamente" para conter a expansão do vírus Zika na América Latina.

"Este é um assunto muito complicado, mas a ideia é simples", afirmou, explicando que a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) possui uma tenologia chamada "Técnica do Inseto Estéril" (SIT, na sigla em inglês) e que "a ideia é aplicar radiação a mosquitos machos e libertá-los na atmosfera". Como os animais ficam estéreis, não se reproduzem.

"Isto é [fazer] controlo de natalidade de insetos. Se continuarmos o processo, a população de mosquitos reduz-se. Devo dizer que esta não é uma tecnologia amadurecida. Por isso, estamos a considerar usar a SIT em conjunto com outras técnicas, como a aplicação de inseticidas", afirmou.

O Zika foi até agora detetado em 23 países americanos e existe a suspeita de estar relacionado com malformações graves em recém nascidos, como a microcefalia.

Lusa

  • "Se estivesse a governar estaria preocupado com o futuro e não só com o presente"
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • EUA negam ter declarado guerra à Coreia do Norte

    Mundo

    Os Estados Unidos negaram esta segunda-feira ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.