sicnot

Perfil

Mundo

Astronauta da missão Apolo 14 Edgar Mitchell morre aos 85 anos

O astronauta Edgar Mitchell, que integrou a expedição Apolo 14 e foi o sexto homem a pisar a superfície lunar, faleceu aos 85 anos no West Palm Beach Hospital, na Florida, anunciou a sua família.

Edgar Mitchell

Edgar Mitchell

Edgar Mitchell na década de 1970

Edgar Mitchell na década de 1970

© NASA NASA / Reuters

O engenheiro aeroespacial morreu na noite de sexta-feira, disse a sua filha Anita Mitchell, diário The Palm Beach Post.

Mitchell faleceu pouco dias depois da comemoração do 45.º aniversário da missão Apolo 14, uma expedição lunar de 10 dias de duração que partilhou com os astronautas Alan Shepard e Stuart Roosa e que saiu da Terra a 31 de janeiro de 1971.

"Como membro da Apolo 14, Edgar é uma das únicas 12 pessoas que caminharam sobre a Lua e ajudou a mudar a nossa perceção da Terra no universo", disse hoje em comunicado o administrador da NASA, Charles Bolden.

Mitchell é o único sobrevivente da exploração Apolo 14, depois da morte de Shepard, em 1998, e de Roosa, em 1994.

Lusa

  • "Foi um golpe muito forte"
    1:41
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • SIC acompanhou Francisco George no último dia como diretor-geral da Saúde
    6:20