sicnot

Perfil

Mundo

Astronauta da missão Apolo 14 Edgar Mitchell morre aos 85 anos

O astronauta Edgar Mitchell, que integrou a expedição Apolo 14 e foi o sexto homem a pisar a superfície lunar, faleceu aos 85 anos no West Palm Beach Hospital, na Florida, anunciou a sua família.

Edgar Mitchell

Edgar Mitchell

Edgar Mitchell na década de 1970

Edgar Mitchell na década de 1970

© NASA NASA / Reuters

O engenheiro aeroespacial morreu na noite de sexta-feira, disse a sua filha Anita Mitchell, diário The Palm Beach Post.

Mitchell faleceu pouco dias depois da comemoração do 45.º aniversário da missão Apolo 14, uma expedição lunar de 10 dias de duração que partilhou com os astronautas Alan Shepard e Stuart Roosa e que saiu da Terra a 31 de janeiro de 1971.

"Como membro da Apolo 14, Edgar é uma das únicas 12 pessoas que caminharam sobre a Lua e ajudou a mudar a nossa perceção da Terra no universo", disse hoje em comunicado o administrador da NASA, Charles Bolden.

Mitchell é o único sobrevivente da exploração Apolo 14, depois da morte de Shepard, em 1998, e de Roosa, em 1994.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a lider da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleiçoes em vários países, como a Alemanha e a Holanda.