sicnot

Perfil

Mundo

China e Japão oferecem ajuda a Taiwan devido a sismo

Os governos da China e do Japão ofereceram hoje ajuda a Taiwan por causa do sismo que abalou a cidade de Tainan e provocou o desmoronamento total ou parcial de vários edifícios, causando pelo menos seis mortos.

© China Stringer Network / Reut


Segundo as autoridades locais, 120 pessoas permanecem presas sob os escombros, 318 foram até agora resgatadas e 58 têm ferimentos graves.

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, enviou hoje "profundas condolências" a Taiwan e o Governo de Pequim ofereceu ajuda à ilha para as operações de resgate, noticiou a agência oficial Xinhua.

Também a Cruz Vermelha chinesa ofereceu, segundo a agência, dois milhões de yuan (mais de 272 mil euros) para responder às necessidades de assistência às vítimas.

Por seu turno, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, expressou o seu "mais sentido pêsame" pelas vítimas do sismo, numa mensagem enviada ao Presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, em que manifesta disponibilidade para prestar qualquer ajuda necessária.

O sismo ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, ao início de sábado (cerca das 20:00 de sexta-feira de Lisboa), a 39 quilómetros a nordeste de Kaohsiung, a segunda maior cidade da ilha que tem um porto importante.

A magnitude do sismo foi inicialmente calculada em 6,7 graus na escala de Richter, mas as autoridades reviram depois para 6,4.

O Presidente de Taiwan revelou que estão a ser preparadas 1.200 camas em escolas e outros locais para acolher temporariamente os afetados.

A maioria das vítimas estava em cinco dos 14 edifícios que caíram ou ficaram danificados, incluindo um prédio de 17 andares.

Além dos bombeiros, mais de 800 militares foram chamados para as operações de resgate e salvamento das pessoas que continuam sob os escombros.

O fornecimento de eletricidade e água a milhares de casas em Tainan, no sul da ilha, foi interrompido. Também o comboio de alta velocidade que une o norte e o sul de Taiwan deixou de circular por causa do sismo.

Taiwan está próxima de duas placas tectónica e é atingida com regularidade por abalos sísmicos.

Em junho de 2013, um abalo com magnitude 6,3 atingiu o centro da ilha e provocou quatro mortes e deslizes de terra generalizados.

Em setembro de 1999 um abalo de magnitude 7,6 provocou cerca de 2.400 mortos.

Lusa

  • Partidos vão apresentar propostas alternativas à descida da TSU
    2:52

    TSU

    O Presidente da República defende a redução da Taxa Social Única mas deixa a porta aberta a outra via para compensar o aumento do salário mínimo. PCP e Bloco de Esquerda insistem que não pode haver contrapartidas que estimulem os salários baixos mas admitem outras formas de aliviar as empresas. À direita, também o CDS irá apresentar propostas.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.