sicnot

Perfil

Mundo

Pentágono divulga 198 fotografias de abusos de militares no Iraque e Afeganistão

O Pentágono divulgou esta sexta-feira uma série de fotos sobre os abusos feitos por militares norte-americanos a prisioneiros no Iraque e no Afeganistão no ano 2000.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Anil Usyan / Reuters

As 198 fotografias disponibilizadas mostram lesões ou contusões, mas são menos dramáticas do que as "terríveis fotos" tiradas na prisão de Abu Ghraib no Iraque e depois divulgados na imprensa.

Aquelas imagens provocaram a indignação internacional e vários soldados foram condenados.

As fotografias foram divulgadas no âmbito de uma longa batalha judicial com a ACLU, um poderoso grupo de defesa dos direitos civis norte-americanos.

A ACLU luta desde 2004 pela divulgação de duas mil fotografias de tortura e maus-tratos a prisioneiros na posse das autoridades norte-americanas.

O grupo lamentou hoje que as autoridades tenham apenas divulgado um pequeno número das fotografias.

"Estas imagens selecionadas são suscetíveis de enganar o público sobre a verdadeira extensão do abuso", denunciou Jameel Jaffer, diretor-adjunto dos Assuntos Jurídicos da organização.

A tortura "não era uma coisa de algumas ovelhas negras, ela era sistémica e ordenada por altos dirigentes governamentais", afirmou Naurren Shah da Amnistia Internacional.

Onze militares norte-americanos foram condenados após as revelações de Abu Ghraib.

As fotografias foram divulgadas na página do Departamento da Defesa norte-americano.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.