sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco envia condolências à população de Taiwan

O papa Francisco enviou este domingo uma mensagem de condolências ao povo de Taiwan pelas vítimas causadas pelo sismo de sábado, que causou pelo menos 29 mortos e 516 feridos, segundo os últimos dados.

(Arquivo)

(Arquivo)

© POOL New / Reuters

O pontífice manifestou "tristeza" pelo "sofrimento" causada pelo sismo aos cidadãos de Taiwan, através de uma mensagem enviada em seu nome pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardal Pedro Parolin.

O papa Francisco deixou as suas condolências "às famílias dos mortos e dos feridos, assim como às equipas de resgaste e às autoridades civis".

"Sua santidade (...) invoca a bênção divina de consolo e força para aqueles que estão a sofrer com esta tragédia", lê-se na mensagem enviada hoje.

Cerca de 800 militares foram mobilizados para ajudar nos esforços para encontrar e resgatar sobreviventes ao sismo de magnitude 6,4 graus na escala de Richter registado na sexta-feira à noite em Lisboa (madrugada de sábado em Taiwan).

Taiwan está próxima de duas placas tectónicas e é atingida com regularidade por abalos sísmicos.

Em setembro de 1999 um abalo de magnitude 7,6 provocou cerca de 2.400 mortos.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52