sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco envia condolências à população de Taiwan

O papa Francisco enviou este domingo uma mensagem de condolências ao povo de Taiwan pelas vítimas causadas pelo sismo de sábado, que causou pelo menos 29 mortos e 516 feridos, segundo os últimos dados.

(Arquivo)

(Arquivo)

© POOL New / Reuters

O pontífice manifestou "tristeza" pelo "sofrimento" causada pelo sismo aos cidadãos de Taiwan, através de uma mensagem enviada em seu nome pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardal Pedro Parolin.

O papa Francisco deixou as suas condolências "às famílias dos mortos e dos feridos, assim como às equipas de resgaste e às autoridades civis".

"Sua santidade (...) invoca a bênção divina de consolo e força para aqueles que estão a sofrer com esta tragédia", lê-se na mensagem enviada hoje.

Cerca de 800 militares foram mobilizados para ajudar nos esforços para encontrar e resgatar sobreviventes ao sismo de magnitude 6,4 graus na escala de Richter registado na sexta-feira à noite em Lisboa (madrugada de sábado em Taiwan).

Taiwan está próxima de duas placas tectónicas e é atingida com regularidade por abalos sísmicos.

Em setembro de 1999 um abalo de magnitude 7,6 provocou cerca de 2.400 mortos.

Lusa

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras