sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco envia condolências à população de Taiwan

O papa Francisco enviou este domingo uma mensagem de condolências ao povo de Taiwan pelas vítimas causadas pelo sismo de sábado, que causou pelo menos 29 mortos e 516 feridos, segundo os últimos dados.

(Arquivo)

(Arquivo)

© POOL New / Reuters

O pontífice manifestou "tristeza" pelo "sofrimento" causada pelo sismo aos cidadãos de Taiwan, através de uma mensagem enviada em seu nome pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardal Pedro Parolin.

O papa Francisco deixou as suas condolências "às famílias dos mortos e dos feridos, assim como às equipas de resgaste e às autoridades civis".

"Sua santidade (...) invoca a bênção divina de consolo e força para aqueles que estão a sofrer com esta tragédia", lê-se na mensagem enviada hoje.

Cerca de 800 militares foram mobilizados para ajudar nos esforços para encontrar e resgatar sobreviventes ao sismo de magnitude 6,4 graus na escala de Richter registado na sexta-feira à noite em Lisboa (madrugada de sábado em Taiwan).

Taiwan está próxima de duas placas tectónicas e é atingida com regularidade por abalos sísmicos.

Em setembro de 1999 um abalo de magnitude 7,6 provocou cerca de 2.400 mortos.

Lusa

  • França vence o Peru e apura-se para os oitavos de final do Mundial

    Mundial 2018 / França

    A França venceu o Peru num encontro da 2.ª jornada do grupo C do Mundial 2018. Aos 34 minutos, Pogba passou para Giroud na esquerda, que tentou de pronto o remate, mas a bola saiu prensada por um defesa e chegou até à boca da baliza, onde apareceu Mbappé que praticamente só tem que encostar para pôr a França em vantagem no marcador. Ainda na primeira parte, Lucas Hernández tentou, por duas vezes consecutivas, marcar o segundo golo da França. Na segunda parte, o peruano Farfán ainda rematou várias vezes à baliza de Hugo Lloris, mas sem êxito.

  • Colisão mortal no IC1 perto da Marateca
    1:51
  • Portugal e Espanha empatados em tudo... menos nos amarelos
    1:42
  • Fase de grupos é o "momento mais crítico", diz Fernando Santos
    0:21