sicnot

Perfil

Mundo

Sete suspeitos de ligações terroristas detidos em Espanha

A polícia espanhola deteve mais uma pessoa em Alicante por suspeita de ligações a organizações terroristas, elevando assim para sete o número de detidos na operação a decorrer nesta província, em Valência e Ceuta.

Arquivo Reuters

Arquivo Reuters

© Jesus Blasco De Avellaneda /


Segundo a agência EFE, a operação antiterrorista está em curso, com as autoridades a continuarem as buscas em diferentes localidades da província de Alicante.

Durante a madrugada a polícia já tinha detido seis homens por suspeita de ligações às organizações terroristas Jabhat al Nusra e Estado Islâmico, nas províncias de Alicante e Valência e na cidade de Ceuta, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna de Espanha.

Quatro dos detidos têm nacionalidade espanhola e origem síria, jordana e marroquina. Os outros dois residem em Espanha e têm nacionalidade síria e marroquina, segundo um comunicado daquele ministério.

Desconhece-se ainda a nacionalidade do sétimo detido.

As detenções culminam uma investigação que começou em 2014, dizem as autoridades espanholas, que garantem ter desmantelado uma célula ligada a estruturas das organizações terroristas Jabhat al Nusra (JaN) e Estado Islâmico.

Estes homens eram, alegadamente, responsáveis pelo fornecimento de material logístico àquelas organizações, segundo a mesma nota.

No ano passado, Espanha deteve cerca de 100 alegados 'jihadistas'.

Lusa

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Marcelo comenta comparação de Centeno a Ronaldo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou esta quarta-feira a comparação que o ministro das Finanças alemão terá feito entre Mário Centeno e Ronaldo, considerando que "quem quer que disse isso, por uma vez não pensou mal".