sicnot

Perfil

Mundo

Sete suspeitos de ligações terroristas detidos em Espanha

A polícia espanhola deteve mais uma pessoa em Alicante por suspeita de ligações a organizações terroristas, elevando assim para sete o número de detidos na operação a decorrer nesta província, em Valência e Ceuta.

Arquivo Reuters

Arquivo Reuters

© Jesus Blasco De Avellaneda /


Segundo a agência EFE, a operação antiterrorista está em curso, com as autoridades a continuarem as buscas em diferentes localidades da província de Alicante.

Durante a madrugada a polícia já tinha detido seis homens por suspeita de ligações às organizações terroristas Jabhat al Nusra e Estado Islâmico, nas províncias de Alicante e Valência e na cidade de Ceuta, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna de Espanha.

Quatro dos detidos têm nacionalidade espanhola e origem síria, jordana e marroquina. Os outros dois residem em Espanha e têm nacionalidade síria e marroquina, segundo um comunicado daquele ministério.

Desconhece-se ainda a nacionalidade do sétimo detido.

As detenções culminam uma investigação que começou em 2014, dizem as autoridades espanholas, que garantem ter desmantelado uma célula ligada a estruturas das organizações terroristas Jabhat al Nusra (JaN) e Estado Islâmico.

Estes homens eram, alegadamente, responsáveis pelo fornecimento de material logístico àquelas organizações, segundo a mesma nota.

No ano passado, Espanha deteve cerca de 100 alegados 'jihadistas'.

Lusa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite