sicnot

Perfil

Mundo

Sete suspeitos de ligações terroristas detidos em Espanha

A polícia espanhola deteve mais uma pessoa em Alicante por suspeita de ligações a organizações terroristas, elevando assim para sete o número de detidos na operação a decorrer nesta província, em Valência e Ceuta.

Arquivo Reuters

Arquivo Reuters

© Jesus Blasco De Avellaneda /


Segundo a agência EFE, a operação antiterrorista está em curso, com as autoridades a continuarem as buscas em diferentes localidades da província de Alicante.

Durante a madrugada a polícia já tinha detido seis homens por suspeita de ligações às organizações terroristas Jabhat al Nusra e Estado Islâmico, nas províncias de Alicante e Valência e na cidade de Ceuta, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna de Espanha.

Quatro dos detidos têm nacionalidade espanhola e origem síria, jordana e marroquina. Os outros dois residem em Espanha e têm nacionalidade síria e marroquina, segundo um comunicado daquele ministério.

Desconhece-se ainda a nacionalidade do sétimo detido.

As detenções culminam uma investigação que começou em 2014, dizem as autoridades espanholas, que garantem ter desmantelado uma célula ligada a estruturas das organizações terroristas Jabhat al Nusra (JaN) e Estado Islâmico.

Estes homens eram, alegadamente, responsáveis pelo fornecimento de material logístico àquelas organizações, segundo a mesma nota.

No ano passado, Espanha deteve cerca de 100 alegados 'jihadistas'.

Lusa

  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58