sicnot

Perfil

Mundo

Sete suspeitos de ligações terroristas detidos em Espanha

A polícia espanhola deteve mais uma pessoa em Alicante por suspeita de ligações a organizações terroristas, elevando assim para sete o número de detidos na operação a decorrer nesta província, em Valência e Ceuta.

Arquivo Reuters

Arquivo Reuters

© Jesus Blasco De Avellaneda /


Segundo a agência EFE, a operação antiterrorista está em curso, com as autoridades a continuarem as buscas em diferentes localidades da província de Alicante.

Durante a madrugada a polícia já tinha detido seis homens por suspeita de ligações às organizações terroristas Jabhat al Nusra e Estado Islâmico, nas províncias de Alicante e Valência e na cidade de Ceuta, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna de Espanha.

Quatro dos detidos têm nacionalidade espanhola e origem síria, jordana e marroquina. Os outros dois residem em Espanha e têm nacionalidade síria e marroquina, segundo um comunicado daquele ministério.

Desconhece-se ainda a nacionalidade do sétimo detido.

As detenções culminam uma investigação que começou em 2014, dizem as autoridades espanholas, que garantem ter desmantelado uma célula ligada a estruturas das organizações terroristas Jabhat al Nusra (JaN) e Estado Islâmico.

Estes homens eram, alegadamente, responsáveis pelo fornecimento de material logístico àquelas organizações, segundo a mesma nota.

No ano passado, Espanha deteve cerca de 100 alegados 'jihadistas'.

Lusa

  • 81 deslocados em Mação devido ao fogo
    2:46
  • Alcongosta ficou sem água, luz e telecomunicações
    2:28

    País

    O incêndio na Serra da Gardunha está dominado, mas as aldeias que estiveram rodeadas pelo fogo ainda não regressaram à normalidade. Falta água, luz e telecomunicações no sopé de uma mancha enorme de terra queimada. O fogo destruiu ainda uma floresta na Serra da Gardunha e um antigo colégio.

  • Detida no Brasil portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos
    3:04
  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.