sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades indianas dizem que homem morreu devido a queda de meteorito

As autoridades indianas dizem que um homem morreu e três outras pessoas ficaram feridas na sequência da queda de um meteorito, o que, a confirmar-se, seria a primeira morte deste tipo na história

No entanto, especialistas indicaram que é possível haver outras explicações para o incidente, que ocorreu no sábado no estado de Tamil Nadu (sul).

O objeto matou o condutor de um autocarro que estava a passar na altura da queda, cujo impacto deixou uma grande cratera no chão e destruiu montras de vidro num edifício próximo.

Imagens de meios de comunicação local mostram uma pedra de tom azulado, que o ministro de Tamil Nadu, Jayalalithaa Jayaram descreveu como um meteorito, mas cientistas dizem que isso ainda não foi provado.

"Um meteorito caiu numa escola de engenharia privada e retirou a vida a um condutor de autocarro", afirmou o ministro, numa declaração em que expressou choque pelo ocorrido.

S. P. Rajaguru, professor assistente no Instituto Indiano de Astrofísica, em Bangalore, admitiu que a pedra pode ser um meteorito, mas indicou que é necessário realizar mais testes.

Caso se comprove, tratar-se-á da primeira morte de uma pessoa causada por um meteorito, disse o professor.

"A maioria dos meteoros nunca atingem a superfície da Terra, porque eles pulverizam-se completamente na atmosfera", disse o especialista à agência francesa AFP, por telefone.

"Atingir a superfície da Terra é muito raro e não há registos de mortes", acrescentou.

Os meteoros são partículas de poeiras e pedras que geralmente se incendeiam ao passarem pela atmosfera da Terra. Aqueles que não se destroem por completo, superando a queda até à Terra, são designados como meteoritos.

Lusa

  • Incêndio em Lisboa faz um ferido
    4:13

    País

    Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta segunda-feira numa loja, na Avenida de Berlim, em Lisboa. O repórter André Palma esteve no local, onde ouviu o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Pedro Patricio confirmou que foi assistida uma pessoa por inalação de fumos e, por questões de segurança, os veículos estacionados perto do local foram retirados, assim como foi pedido às pessoas dos prédios à volta que saíssem por causa do fumo. O incêndio foi dominado.

  • "Rui Rio avisou que vinha para partir loiça dentro do PSD"
    3:00
  • Hugo Soares não deverá continuar como líder parlamentar do PSD
    3:17

    País

    Rui Rio não deverá manter Hugo Soares na liderança parlamentar do PSD. Fonte próxima do novo presidente social-democrata diz à SIC que dificilmente o líder da bancada poderá continuar no cargo. Aumenta a pressão para que Hugo Soares ponha o lugar à disposição e já começam a surgir nomes para o substituir.

  • Suspeita de militantes fantasma no PSD
    4:22

    País

    Perante a suspeita de militantes fantasma e de caciquismo, Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, diz que o ato eleitoral foi devidamente fiscalizado. Uma investigação do jornal Expresso encontrou oito filiados numa morada que não existe e 17 militantes com morada numa casa onde vivem nove pessoas e nenhuma é do PSD. A associação cívica Transparência e Integridade fala num vazio legal e em falta de regulamentação.

  • Cristiano Ronaldo está insatisfeito com o salário e pode sair do Real Madrid
    2:38