sicnot

Perfil

Mundo

Guarda costeira grega resgata mais de dois mil migrantes em Lesbos

A guarda Costeira grega anunciou o resgate de mais de 2 mil pessoas esta segunda-feira ao largo da ilha de Lesbos, onde se encontra a patrulha portuguesa de apoio na missão da Frontex.

(arquivo)

(arquivo)

Nesta zona do mar Egeu, o fluxo de botes insufláveis com grupos de migrantes foi particularmente intenso no mês de janeiro, com dezenas de resgates como estes registados nas últimas horas. Neste caso, a maioria dos refugiados que seguiam a bordo de embarcações em dificuldades era constituída por grupos de homens com crianças.

As autoridades de Lesbos há muito que avisam que esgotaram a capacidade de acolhimento de migrantes mas só no mês de janeiro foram mais de 40 mil pessoas que deram entrada nos centros para refugiados nesta ilha grega.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões de animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Gases tóxicos expelidos pelo Kilauea ameaçam a população no Havai
    1:51
  • Gilberto Gil cancela atuação em Israel

    Cultura

    O músico brasileiro Gilberto Gil cancelou a atuação que tinha marcada para Telavive, em Israel, no dia 4 de julho, na sequência de protestos em Gaza durante os quais o exército daquele país matou 60 palestinianos.