sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 30 mortos em dois naufrágios no mar Egeu

Pelo menos 35 migrantes morreram hoje em dois naufrágios no mar Egeu, ao largo da costa ocidental da Turquia, quando as embarcações em que seguiam tentavam alcançar as ilhas gregas da região e a porta de entrada na Europa.

reuters

O primeiro naufrágio de uma embarcação que tentava alcançar a ilha grega de Lesbos provocou pelo menos 11 vítimas ao largo de Dikili, na província de Izmir (oeste), informou a agência noticiosa turca Dogan.

O segundo incidente, que provocou 24 mortos, foi registado ao largo da localidade de Edremit, a norte de Dikili e na província de Balikesir, ainda segundo a Dogan.

Ao início da tarde, a guarda-costeira prosseguia as buscas por terra e mar nos arredores de Edremit, em busca de eventuais sobreviventes.

Três passageiros da primeira embarcação foram socorridos pela guarda-costeira, acrescentou a agência noticiosa, enquanto quatro foram salvos do segundo naufrágio.

Estas novas tragédias ocorreram no dia de uma curta visita de trabalho que a chanceler alemã, Angela Merkel, efetua hoje a Ancara, com o objetivo de pressionar os turcos a reduzir o fluxo de imigrantes em direção à Europa.

No final de novembro, Ancara e Bruxelas assinaram um "plano de ação" que prevê uma ajuda europeia de três mil milhões de euros às autoridades turcas em troca do seu compromisso de exercerem um controlo mais eficaz das suas fronteiras e combateram os traficantes.

Na quarta-feira, os países europeus aprovaram o financiamento deste novo plano.

A Turquia, que acolhe oficialmente cerca de 2,7 milhões de sírios e 300.000 iraquianos em fuga dos seus países em guerra, tornou-se num dos principais pontos de partidas dos migrantes que pretendem alcançar a Europa.

A ONU anunciou no início deste mês que as crianças e mulheres constituem quase dois terços dos migrantes e refugiados que arriscam a perigosa travessia marítima da Turquia para a Grécia, na sequência dum importante aumento no fluxo dos menores de idade.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Educação (UNICEF), quase 60 por cento dos refugiados que chegam à Macedónia (FYROM) desde a Grécia, após cruzarem o Mar Egeu, no Mediterrâneo oriental, são crianças e mulheres, constituindo a maioria dos migrantes, um fenómeno que até agora não tinha ocorrido, segundo referiu a porta-voz da agência da ONU, Sarah Crowe.

No início de fevereiro, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) informou que, apenas em janeiro de 2016, 62.193 migrantes atravessaram o mar Egeu para entrar na Grécia. No mesmo período, foi registada a morte de 60 crianças que tentavam atravessar o Mediterrâneo.

Em 2015, morreram afogados 270 jovens quanto tentavam esta travessia por mar.

No total, e desde o início deste ano, a OIM já tinha contabilizado 368 mortos no Mediterrâneo

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17