sicnot

Perfil

Mundo

Mulheres importantes enterradas em Stonehenge

Os restos mortais de 14 mulheres que se acredita terem sido importantes à época, foram encontrados em Stonehenge, o monumento pré-histórico em Wiltshire, Reino Unido.

reuters

A descoberta sustenta a teoria de que Stonehenge funcionou como um cemitério crematório para líderes e personalidades importantes, pelo menos durante um determinado período da História.

Nas últimas escavações, foram encontrados restos mortais de mais mulheres que de homens, o que poderá mudar a imagem que o monumento tinha até agora.

"A arqueologia mostra agora que, até onde vão os enterros, as mulheres eram mais proeminentes que os homens, o que contrasta com os outros enterros em que os homens eram mais importantes", explica o arqueólogo Mike Pitts.

"Qualquer pessoa que fosse enterrada em Stonehenge tinha sido de qualquer forma importante - pessoas de famílias com estatuto, detentores de qualquer tipo de capacidade ou conhecimento, ritual ou líderes políticos", diz.

Os enterros em Stonehenge terão ocorrido entre 3100 a.C. e 2140 a.C.

  • Vidas de fogo
    12:04
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.