sicnot

Perfil

Mundo

Mulheres importantes enterradas em Stonehenge

Os restos mortais de 14 mulheres que se acredita terem sido importantes à época, foram encontrados em Stonehenge, o monumento pré-histórico em Wiltshire, Reino Unido.

reuters

A descoberta sustenta a teoria de que Stonehenge funcionou como um cemitério crematório para líderes e personalidades importantes, pelo menos durante um determinado período da História.

Nas últimas escavações, foram encontrados restos mortais de mais mulheres que de homens, o que poderá mudar a imagem que o monumento tinha até agora.

"A arqueologia mostra agora que, até onde vão os enterros, as mulheres eram mais proeminentes que os homens, o que contrasta com os outros enterros em que os homens eram mais importantes", explica o arqueólogo Mike Pitts.

"Qualquer pessoa que fosse enterrada em Stonehenge tinha sido de qualquer forma importante - pessoas de famílias com estatuto, detentores de qualquer tipo de capacidade ou conhecimento, ritual ou líderes políticos", diz.

Os enterros em Stonehenge terão ocorrido entre 3100 a.C. e 2140 a.C.

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.