sicnot

Perfil

Mundo

Mulheres importantes enterradas em Stonehenge

Os restos mortais de 14 mulheres que se acredita terem sido importantes à época, foram encontrados em Stonehenge, o monumento pré-histórico em Wiltshire, Reino Unido.

reuters

A descoberta sustenta a teoria de que Stonehenge funcionou como um cemitério crematório para líderes e personalidades importantes, pelo menos durante um determinado período da História.

Nas últimas escavações, foram encontrados restos mortais de mais mulheres que de homens, o que poderá mudar a imagem que o monumento tinha até agora.

"A arqueologia mostra agora que, até onde vão os enterros, as mulheres eram mais proeminentes que os homens, o que contrasta com os outros enterros em que os homens eram mais importantes", explica o arqueólogo Mike Pitts.

"Qualquer pessoa que fosse enterrada em Stonehenge tinha sido de qualquer forma importante - pessoas de famílias com estatuto, detentores de qualquer tipo de capacidade ou conhecimento, ritual ou líderes políticos", diz.

Os enterros em Stonehenge terão ocorrido entre 3100 a.C. e 2140 a.C.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC