sicnot

Perfil

Mundo

Mulheres importantes enterradas em Stonehenge

Os restos mortais de 14 mulheres que se acredita terem sido importantes à época, foram encontrados em Stonehenge, o monumento pré-histórico em Wiltshire, Reino Unido.

reuters

A descoberta sustenta a teoria de que Stonehenge funcionou como um cemitério crematório para líderes e personalidades importantes, pelo menos durante um determinado período da História.

Nas últimas escavações, foram encontrados restos mortais de mais mulheres que de homens, o que poderá mudar a imagem que o monumento tinha até agora.

"A arqueologia mostra agora que, até onde vão os enterros, as mulheres eram mais proeminentes que os homens, o que contrasta com os outros enterros em que os homens eram mais importantes", explica o arqueólogo Mike Pitts.

"Qualquer pessoa que fosse enterrada em Stonehenge tinha sido de qualquer forma importante - pessoas de famílias com estatuto, detentores de qualquer tipo de capacidade ou conhecimento, ritual ou líderes políticos", diz.

Os enterros em Stonehenge terão ocorrido entre 3100 a.C. e 2140 a.C.

  • Souto de Moura feliz com distinção na Bienal de Arquitetura de Veneza
    1:10
  • Há mesmo um carro voador pousado no meio de Paris

    Dito assim, exageramos a importância da coisa, porque de facto estamos a falar de um protótipo que, inteiro, nunca voou. Dito assim, diminui a importância de termos ali mesmo à nossa frente um seríssimo protótipo de carro voador feito em colaboração pela Italdesign e pela Airbus a grande companhia construtora de aviões na Europa, desde o ano passado também com a colaboração da Audi. Faltava aqui um grande construtor de automóveis capaz de acrescentar o seu conhecimento.

    Lourenço Medeiros