sicnot

Perfil

Mundo

Navio patrulha norte-coreano em águas da Coreia do Sul

Um navio patrulha da Coreia do Norte entrou hoje em águas da Coreia do Sul, gerando novo episódio de tensão um dia depois de Pyongyang ter lançado um rocket de longo alcance.

© KCNA KCNA / Reuters

O patrulheiro norte-coreano cruzou a delimitação marítima ocidental entre as duas coreias às 06:55 locais (21:55 em Lisboa), segundo um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

O navio permaneceu 20 minutos em águas sul-coreanos e regressou ao lado da Coreia do Norte depois de um navio militar da Coreia do Sul ter feito disparos de advertência, explicou a mesma fonte.

A Marinha sul-coreana "está numa situação de alerta elevada e intensificou a vigilância das atividades da Coreia do Norte", afirmou aquele porta-voz.

Estas incursões em águas sul-coreanas são relativamente frequentes, uma vez que Pyongyang não reconhece a delimitação marítima entre os dois países traçada no final da guerra da Coreia (1950-53).

Este episódio ocorreu depois de no domingo o Conselho de Segurança das Nações Unidas ter condenado "firmemente" o lançamento, no mesmo dia, de um 'rocket' pela Coreia do Norte e ter anunciado que vai aprovar em breve novas sanções contra o país.

A declaração do Conselho foi unânime, o que significa que foi apoiada pela China, o principal aliado de Pyongyang, e pelos restantes 14 países que compõem o Conselho de Segurança.

O órgão executivo da ONU reuniu-se de emergência no domingo, a pedido dos Estados Unidos, do Japão e da Coreia do Sul, depois de a Coreia do Norte anunciar o lançamento de foguetão para colocar um satélite em órbitra que a comunidade internacional considera ter sido um ensaio de mísseis balísticos.

Lusa

  • ONU condena lançamento de foguetão pela Coreia do Norte
    2:49

    Mundo

    O Conselho de Segurança das Nações Unidas condena, por unanimidade, o lançamento do que a Coreia do Norte diz ser um satélite de observação. Piongyang garante que não se tratam de testes com armas de longo alcance, mas o país continua aparentemente a desenvolver armas atómicas.

  • Pyongyang garante que lançou um satélite de observação terrestre
    2:45

    Mundo

    A Coreia do Norte lançou um foguetão de longo alcance mas nega que esteja a fazer testes com mísseis. Pyonyang garante que o foguetão transportava um satélite de observação terrestre que ficou em órbita e que a operação foi um sucesso. A comunidade internacional condena este lançamento e admite que se trata de mais um teste com armamento.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.