sicnot

Perfil

Mundo

ONU nomeia coordenadora para dar resposta a abuso sexual por capacetes azuis

A ONU nomeou hoje uma coordenadora especial para "melhorar a resposta das Nações Unidas à exploração e abuso sexual".

Ann Heisenfelt

A norte-americana Jane Holl Lute vai procurar "reforçar a resposta da ONU" para os inúmeros casos de abuso sexual que têm manchado a imagem das forças de paz, nomeadamente na República Centro-Africana.

Jane Holl Lute é atualmente assessora especial da ONU para a reinstalação de iraquianos que vivem em campos. A norte-americana ocupou também vários postos em missões de manutenção de paz das Nações Unidas.

Um relatório divulgado em dezembro criticou as graves deficiências na forma como a ONU tem lidado com os abusos sexuais, especialmente violação de crianças.

A missão da ONU na República Centro-Africana identificou recentemente sete novos alegados casos de abuso sexual por capacetes azuis, cinco dos quais a menores.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.