sicnot

Perfil

Mundo

ONU nomeia coordenadora para dar resposta a abuso sexual por capacetes azuis

A ONU nomeou hoje uma coordenadora especial para "melhorar a resposta das Nações Unidas à exploração e abuso sexual".

Ann Heisenfelt

A norte-americana Jane Holl Lute vai procurar "reforçar a resposta da ONU" para os inúmeros casos de abuso sexual que têm manchado a imagem das forças de paz, nomeadamente na República Centro-Africana.

Jane Holl Lute é atualmente assessora especial da ONU para a reinstalação de iraquianos que vivem em campos. A norte-americana ocupou também vários postos em missões de manutenção de paz das Nações Unidas.

Um relatório divulgado em dezembro criticou as graves deficiências na forma como a ONU tem lidado com os abusos sexuais, especialmente violação de crianças.

A missão da ONU na República Centro-Africana identificou recentemente sete novos alegados casos de abuso sexual por capacetes azuis, cinco dos quais a menores.

Lusa

  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Sondagem prevê vitória de Basílio em Sintra e de Bernardino em Loures
    3:03
  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.