sicnot

Perfil

Mundo

ONU nomeia coordenadora para dar resposta a abuso sexual por capacetes azuis

A ONU nomeou hoje uma coordenadora especial para "melhorar a resposta das Nações Unidas à exploração e abuso sexual".

Ann Heisenfelt

A norte-americana Jane Holl Lute vai procurar "reforçar a resposta da ONU" para os inúmeros casos de abuso sexual que têm manchado a imagem das forças de paz, nomeadamente na República Centro-Africana.

Jane Holl Lute é atualmente assessora especial da ONU para a reinstalação de iraquianos que vivem em campos. A norte-americana ocupou também vários postos em missões de manutenção de paz das Nações Unidas.

Um relatório divulgado em dezembro criticou as graves deficiências na forma como a ONU tem lidado com os abusos sexuais, especialmente violação de crianças.

A missão da ONU na República Centro-Africana identificou recentemente sete novos alegados casos de abuso sexual por capacetes azuis, cinco dos quais a menores.

Lusa

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.