sicnot

Perfil

Mundo

Soletrar obriga à utilização de várias regiões do cérebro

Ao estudar o cérebro de pessoas que sofreram lesões e perderam a capacidade de soletrar, os cientistas conseguiram determinar quais as regiões do cérebro que controlam a escrita. Uma investigação que vai ajudar a perceber melhor os mecanismos da linguagem e da memória.

Regiões do cérebro de uma pessoa que sofreu lesões.

Regiões do cérebro de uma pessoa que sofreu lesões.

Cérebro saudável com as regiões que são ativadas quando se soletra uma palavra..

Cérebro saudável com as regiões que são ativadas quando se soletra uma palavra..

Neurocientistas da Universidade Johns Hopkins, no EUA, relacionaram pela primeira vez dificuldades em soletrar com lesões em regiões do cérebro que julgavam não desempenhar nenhum papel nesta atividade.

Tal significa que escrever palavras é um processo muito complexo, que envolve diferentes processos em múltiplas regiões do cérebro, afirma a principal autora do estudo Brenda Rapp.

"Quando algo corre mal ao soletrar, não há apenas uma razão - há várias coisas a acontecer em várias partes do cérebro", diz a cientista. "Dependendo de qual a região do cérebro que falha, teremos diferentes sintomas", explica.

Os resultados do estudo mostram que o cérebro é suficientemente flexível para se adaptar à mudança. "De facto, esta flexibilidade pode fazer parte do 'plano da evolução'", refere Brenda Rapp.

  • "Até para o ano", a mensagem de Ronaldo para os adeptos do Real Madrid
  • Despenalização da eutanásia votada na terça-feira no Parlamento
    2:04
  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28

    Economia

    Com o crescimento do turismo, que continua a bater recordes, as companhias aéreas querem profissionais para reforçar as rotas com maior procura e oferecer novos destinos. Só a TAP prevê contratar mais 700 pessoas este ano para várias funções, incluindo 300 tripulantes de cabine e 170 pilotos.

  • O bombeiro herói que recebe 267 euros de pensão
    2:36
  • Funcionários dos EUA na Coreia do Norte para preparar cimeira
    2:19