sicnot

Perfil

Mundo

Soletrar obriga à utilização de várias regiões do cérebro

Ao estudar o cérebro de pessoas que sofreram lesões e perderam a capacidade de soletrar, os cientistas conseguiram determinar quais as regiões do cérebro que controlam a escrita. Uma investigação que vai ajudar a perceber melhor os mecanismos da linguagem e da memória.

Regiões do cérebro de uma pessoa que sofreu lesões.

Regiões do cérebro de uma pessoa que sofreu lesões.

Cérebro saudável com as regiões que são ativadas quando se soletra uma palavra..

Cérebro saudável com as regiões que são ativadas quando se soletra uma palavra..

Neurocientistas da Universidade Johns Hopkins, no EUA, relacionaram pela primeira vez dificuldades em soletrar com lesões em regiões do cérebro que julgavam não desempenhar nenhum papel nesta atividade.

Tal significa que escrever palavras é um processo muito complexo, que envolve diferentes processos em múltiplas regiões do cérebro, afirma a principal autora do estudo Brenda Rapp.

"Quando algo corre mal ao soletrar, não há apenas uma razão - há várias coisas a acontecer em várias partes do cérebro", diz a cientista. "Dependendo de qual a região do cérebro que falha, teremos diferentes sintomas", explica.

Os resultados do estudo mostram que o cérebro é suficientemente flexível para se adaptar à mudança. "De facto, esta flexibilidade pode fazer parte do 'plano da evolução'", refere Brenda Rapp.

  • Hospitais vão ser penalizados se não cumprirem tempos de espera
    2:37

    País

    O Ministério da Saúde vai penalizar os hospitais que não cumprem os tempos de espera nas urgências e que tenham taxas elevadas de cesarianas. O novo modelo de financiamento prevê ainda linhas de financiamento próprio para a obesidade e rastreios do cancro do cólon e do colo do útero.

  • Assédio, até onde vai a tolerância?
    35:26