sicnot

Perfil

Mundo

Soletrar obriga à utilização de várias regiões do cérebro

Ao estudar o cérebro de pessoas que sofreram lesões e perderam a capacidade de soletrar, os cientistas conseguiram determinar quais as regiões do cérebro que controlam a escrita. Uma investigação que vai ajudar a perceber melhor os mecanismos da linguagem e da memória.

Regiões do cérebro de uma pessoa que sofreu lesões.

Regiões do cérebro de uma pessoa que sofreu lesões.

Cérebro saudável com as regiões que são ativadas quando se soletra uma palavra..

Cérebro saudável com as regiões que são ativadas quando se soletra uma palavra..

Neurocientistas da Universidade Johns Hopkins, no EUA, relacionaram pela primeira vez dificuldades em soletrar com lesões em regiões do cérebro que julgavam não desempenhar nenhum papel nesta atividade.

Tal significa que escrever palavras é um processo muito complexo, que envolve diferentes processos em múltiplas regiões do cérebro, afirma a principal autora do estudo Brenda Rapp.

"Quando algo corre mal ao soletrar, não há apenas uma razão - há várias coisas a acontecer em várias partes do cérebro", diz a cientista. "Dependendo de qual a região do cérebro que falha, teremos diferentes sintomas", explica.

Os resultados do estudo mostram que o cérebro é suficientemente flexível para se adaptar à mudança. "De facto, esta flexibilidade pode fazer parte do 'plano da evolução'", refere Brenda Rapp.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.