sicnot

Perfil

Mundo

Soletrar obriga à utilização de várias regiões do cérebro

Ao estudar o cérebro de pessoas que sofreram lesões e perderam a capacidade de soletrar, os cientistas conseguiram determinar quais as regiões do cérebro que controlam a escrita. Uma investigação que vai ajudar a perceber melhor os mecanismos da linguagem e da memória.

Regiões do cérebro de uma pessoa que sofreu lesões.

Regiões do cérebro de uma pessoa que sofreu lesões.

Cérebro saudável com as regiões que são ativadas quando se soletra uma palavra..

Cérebro saudável com as regiões que são ativadas quando se soletra uma palavra..

Neurocientistas da Universidade Johns Hopkins, no EUA, relacionaram pela primeira vez dificuldades em soletrar com lesões em regiões do cérebro que julgavam não desempenhar nenhum papel nesta atividade.

Tal significa que escrever palavras é um processo muito complexo, que envolve diferentes processos em múltiplas regiões do cérebro, afirma a principal autora do estudo Brenda Rapp.

"Quando algo corre mal ao soletrar, não há apenas uma razão - há várias coisas a acontecer em várias partes do cérebro", diz a cientista. "Dependendo de qual a região do cérebro que falha, teremos diferentes sintomas", explica.

Os resultados do estudo mostram que o cérebro é suficientemente flexível para se adaptar à mudança. "De facto, esta flexibilidade pode fazer parte do 'plano da evolução'", refere Brenda Rapp.

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.

  • Incêndio na Amadora deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação na Buraca, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa