sicnot

Perfil

Mundo

Soletrar obriga à utilização de várias regiões do cérebro

Ao estudar o cérebro de pessoas que sofreram lesões e perderam a capacidade de soletrar, os cientistas conseguiram determinar quais as regiões do cérebro que controlam a escrita. Uma investigação que vai ajudar a perceber melhor os mecanismos da linguagem e da memória.

Regiões do cérebro de uma pessoa que sofreu lesões.

Regiões do cérebro de uma pessoa que sofreu lesões.

Cérebro saudável com as regiões que são ativadas quando se soletra uma palavra..

Cérebro saudável com as regiões que são ativadas quando se soletra uma palavra..

Neurocientistas da Universidade Johns Hopkins, no EUA, relacionaram pela primeira vez dificuldades em soletrar com lesões em regiões do cérebro que julgavam não desempenhar nenhum papel nesta atividade.

Tal significa que escrever palavras é um processo muito complexo, que envolve diferentes processos em múltiplas regiões do cérebro, afirma a principal autora do estudo Brenda Rapp.

"Quando algo corre mal ao soletrar, não há apenas uma razão - há várias coisas a acontecer em várias partes do cérebro", diz a cientista. "Dependendo de qual a região do cérebro que falha, teremos diferentes sintomas", explica.

Os resultados do estudo mostram que o cérebro é suficientemente flexível para se adaptar à mudança. "De facto, esta flexibilidade pode fazer parte do 'plano da evolução'", refere Brenda Rapp.

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.