sicnot

Perfil

Mundo

Toyota suspende produção no Japão por falta de aço

O maior fabricante de automóveis do mundo, a Toyota Motor, suspendeu a produção em todas as suas fábricas no Japão entre hoje e o dia 15 de fevereiro por falta de fornecimento de aço, anunciou a empresa num comunicado.

© Abhishek Chinnappa / Reuters

A falta de aço deve-se a um acidente numa fábrica deste material, a 08 de janeiro.

Todas as linhas de montagem das 16 fábricas da Toyota no Japão estão paradas, assim como outras unidades de produção de componentes da empresa.

A suspensão afeta também as linhas de produção das suas filiais Hino, Daihatsu e Lexus.

É a primeira vez que a Toyota para a produção no Japão desde o terramoto seguido de tsunami que abalou o país em março de 2011.

Com esta paragem, a Toyota deixará de produzir entre 70 e 80 mil automóveis, o que poderá ter um impacto nas suas contas anuais, segundo a própria empresa.

A medida não afeta as fábricas da empresa na América, na Europa e outros países da Ásia, que são responsáveis por cerca de metade da produção total do grupo.

A falta de aço deve-se a uma explosão a 08 de janeiro numa fábrica da filial da Toyota Aichi Steel, localizada no centro do Japão.

A Toyota Motor anunciou na sexta-feira que obteve, entre abril e dezembro, lucros líquidos de 1,88 biliões de ienes (14.423 milhões de euros), mais 9,2% em termos anuais homólogos, graças aos efeitos positivos da depreciação do iene e redução de custos.

O fabricante automóvel, com sede em Aichi (centro do Japão), registou lucros operacionais de 2,3 biliões de ienes (17.635 milhões de euros) nesse período, que corresponde aos primeiros nove meses do exercício fiscal no Japão, e lucros líquidos de 1,88 biliões de ienes (14.423 milhões de euros), mais 9%.

A faturação aumentou 6,5% até aos 21,43 biliões de ienes (163.923 milhões de euros).

O atual exercício fiscal no Japão termina a 31 de março de 2016.

Lusa

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.