Bactérias "vêem" como miniolho humano

Um grupo de cientistas descobriu como é que uma bactéria microscópica reage à luz e se movimenta em direção a ela - o microorganismo age como se fosse um "miniolho humano".

Sinclair Stammers/Science Photo Library

Apesar de ter apenas 3 micrómetros (0,003mm) de diâmetro, a bactéria em estudo usa os mesmos princípios físicos que uma câmara ou que o olho humano. É talvez, dizem os cientistas, a "lente" mais antiga e mais pequena do mundo.

As cianobactérias, entre elas a Synechocystis usada no estudo, são uma forma de vida abundante de muito antiga. Vivem na água e obtêm energia através da fotossíntese - daí gostarem da luz.

"As cianobactérias têm 2,7 mil milhões de anos, são mais velhas que qualquer olho animal. Presumivelmente, este mecanismo existe há muito tempo", explica Gaspar Jekely, um dos investigadores.

A investigação vem descrita na revista eLife e foi feita entre vários biólogos - do Reino Unido, Alemanha e até de Portugal. Os investigadores dizem que a descoberta aplicar-se-á também a várias outras espécies de bactérias.

• As primeiras reações à morte de Chester Bennington

Cultura

Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

• O perfil do novo herói do surf português
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

• Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.