Bactérias "vêem" como miniolho humano

Um grupo de cientistas descobriu como é que uma bactéria microscópica reage à luz e se movimenta em direção a ela - o microorganismo age como se fosse um "miniolho humano".

Sinclair Stammers/Science Photo Library

Apesar de ter apenas 3 micrómetros (0,003mm) de diâmetro, a bactéria em estudo usa os mesmos princípios físicos que uma câmara ou que o olho humano. É talvez, dizem os cientistas, a "lente" mais antiga e mais pequena do mundo.

As cianobactérias, entre elas a Synechocystis usada no estudo, são uma forma de vida abundante de muito antiga. Vivem na água e obtêm energia através da fotossíntese - daí gostarem da luz.

"As cianobactérias têm 2,7 mil milhões de anos, são mais velhas que qualquer olho animal. Presumivelmente, este mecanismo existe há muito tempo", explica Gaspar Jekely, um dos investigadores.

A investigação vem descrita na revista eLife e foi feita entre vários biólogos - do Reino Unido, Alemanha e até de Portugal. Os investigadores dizem que a descoberta aplicar-se-á também a várias outras espécies de bactérias.

• Outros casos de fuga de prisões portuguesas

Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

• Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo

Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

• Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.