sicnot

Perfil

Mundo

Bruxelas disponível para ajudar no acidente ferroviário na Alemanha

A Comissão Europeia (CE) manifestou hoje a sua tristeza perante o trágico acidente ferroviário registado hoje de manhã na Alemanha, mostrando-se disponível para prestar a assistência necessária.

© Michael Dalder / Reuters

A CE sublinhou estar a acompanhar, juntamente com a Agência Ferroviária Europeia (AFE), o caso da colisão frontal entre dois comboios que provocou nove mortos e mais de uma centena de feridos.

Os últimos números avançados pela polícia local falam em nove mortos e pelo menos duas pessoas que ainda não foram encontradas pelas equipas de salvamento, sendo uma delas o maquinista de um dos comboios.

As autoridades locais tinham já apontado a existência de mais de 50 feridos em estado grave.

O acidente ocorreu por volta das 06:00 locais (07:00 em Lisboa), na localidade Bad Aibling, no estado da Baviera, cerca de 60 quilómetros a sudeste de Munique.

No local, de difícil acesso para as equipas de salvamento, continuam equipas de resgate com ambulâncias e helicópteros para socorrer os feridos e transportar os casos mais graves para os hospitais, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

O choque frontal dos dois comboios fez com que descarrilassem, não sendo ainda conhecidas as causas do acidente.

O grupo francês Transdev, empresa mãe da companhia Meridian, proprietária dos dois comboios que hoje estiveram envolvidos no acidente, já manifestou o seu choque com o acidente e anunciou o desejo de ver explicadas as causas da tragédia.

Lusa

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.