sicnot

Perfil

Mundo

Infanta Cristina e Iñaki Urdangarin voltam a tribunal

A infanta Cristina de Espanha e o marido Iñaki Urdangarin regressaram hoje a tribunal. O casal voltou a sentar-se no banco dos réus para o retomar do julgamento, em Palma de Maiorca.

© Enrique Calvo / Reuters

A infanta, que hoje prestou testemunho, está a ser julgada por cumplicidade em crimes fiscais cometidos pelo marido e arrisca uma pena máxima de oito anos de cadeia.

Iñaki é acusado de vários crimes de fraude fiscal, tráfico de influências, branqueamento de capitais, prevaricação e falsificação de documentos e ainda de desviar 6 milhões de euros em dinheiros públicos.

Cristina é o primeiro elemento da família real espanhola a enfrentar um julgamento, desde que a monarquia foi restabelecida em 1975.

  • Infanta Cristina e o marido começam a ser julgados em Palma de Maiorca

    Mundo

    Começou hoje o julgamento do caso Noos que envolve a infanta Cristina de Espanha e o marido, Iñaki Urdangarín. Os dois chegaram esta manhã ao Tribunal de Palma de Maiorca. À porta estava instalado um grande aparato policial, com mais de 200 agentes. Esta é a primeira vez que um membro da família real espanhola se senta na cadeira dos réus.

  • Filipe de Espanha retira título de duquesa à irmã

    Mundo

    O rei Filipe de Espanha retirou hoje o título de duquesa de Palma de Maiorca à sua irmã Cristina, depois de um juiz espanhol decidir levá-la a tribunal por suspeita de cooperação em crimes fiscais. A Infanta Cristina manifestou a sua vontade em renunciar ao título e "está de acordo" com a decisão do irmão, assegurou o advogado.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.