sicnot

Perfil

Mundo

Infanta Cristina e Iñaki Urdangarin voltam a tribunal

A infanta Cristina de Espanha e o marido Iñaki Urdangarin regressaram hoje a tribunal. O casal voltou a sentar-se no banco dos réus para o retomar do julgamento, em Palma de Maiorca.

© Enrique Calvo / Reuters

A infanta, que hoje prestou testemunho, está a ser julgada por cumplicidade em crimes fiscais cometidos pelo marido e arrisca uma pena máxima de oito anos de cadeia.

Iñaki é acusado de vários crimes de fraude fiscal, tráfico de influências, branqueamento de capitais, prevaricação e falsificação de documentos e ainda de desviar 6 milhões de euros em dinheiros públicos.

Cristina é o primeiro elemento da família real espanhola a enfrentar um julgamento, desde que a monarquia foi restabelecida em 1975.

  • Infanta Cristina e o marido começam a ser julgados em Palma de Maiorca

    Mundo

    Começou hoje o julgamento do caso Noos que envolve a infanta Cristina de Espanha e o marido, Iñaki Urdangarín. Os dois chegaram esta manhã ao Tribunal de Palma de Maiorca. À porta estava instalado um grande aparato policial, com mais de 200 agentes. Esta é a primeira vez que um membro da família real espanhola se senta na cadeira dos réus.

  • Filipe de Espanha retira título de duquesa à irmã

    Mundo

    O rei Filipe de Espanha retirou hoje o título de duquesa de Palma de Maiorca à sua irmã Cristina, depois de um juiz espanhol decidir levá-la a tribunal por suspeita de cooperação em crimes fiscais. A Infanta Cristina manifestou a sua vontade em renunciar ao título e "está de acordo" com a decisão do irmão, assegurou o advogado.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22