sicnot

Perfil

Mundo

O Homem-Aranha pode mesmo existir (tecnicamente)

Dos clássicos da Banda Desenhada à tela de cinema, o Homem-Aranha pode passar para a vida real. A garantia é dada por cientistas da Universidade de Standford, EUA, numa resposta aos rivais de Cambridge, que há três semanas negaram qualquer hipótese científica do herói da Marvel escalar paredes e prédios com teias de aranha.

reuters

A rivalidade entre cientistas começou quando a Universidade de Cambridge divulgou um estudo segundo o qual a maior criatura capaz de escalar uma parede seria um geco (pequeno réptil). Para um ser humano, escalar uma parede, sustenta, teria de ter 40% do seu corpo coberto de adesivos.

Num vídeo publicado no YouTube, engenheiros da Universidade de Standford refutam a teoria de Cambridge e garantem que a habilidade de escalar paredes do Homem-Aranha é cada vez mais plausível.

Os engenheiros de Stanford desenvolveram um adesivo controlável que pode aderir a superfícies como o vidro, além de suportar o peso de uma pessoa adulta.

O vídeo foi enviado para o Late Show de Stephen Colbert, depois do apresentador ter mencionado o estudo de Cambridge.

  • Obras no Miradouro de São de Pedro de Alcântara não foram a concurso
    2:50

    País

    As obras no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, arrancaram esta segunda-feira. A intervenção foi adjudicada à construtora Teixeira Duarte sem concurso público. A autarquia justifica esta decisão com o caráter urgente da obra, argumento que não consta do relatório do Laboratório Nacional de Engenheria Civil, a que a SIC teve acesso.

  • Rajadas de vento em Moscovo atingem os 110 km/hora
    0:57

    Mundo

    A passagem de uma tempestade por Moscovo fez pelo menos 11 mortos e mais de 50 feridos. Os ventos fortes, que chegaram aos 110 km/hora, destruíram carros e telhados e provocaram atrasos nos transportes. Na região de Stavropol, mais de 60 mil pessoas foram retiradas de casa por perigo de cheias.