sicnot

Perfil

Mundo

O Homem-Aranha pode mesmo existir (tecnicamente)

Dos clássicos da Banda Desenhada à tela de cinema, o Homem-Aranha pode passar para a vida real. A garantia é dada por cientistas da Universidade de Standford, EUA, numa resposta aos rivais de Cambridge, que há três semanas negaram qualquer hipótese científica do herói da Marvel escalar paredes e prédios com teias de aranha.

reuters

A rivalidade entre cientistas começou quando a Universidade de Cambridge divulgou um estudo segundo o qual a maior criatura capaz de escalar uma parede seria um geco (pequeno réptil). Para um ser humano, escalar uma parede, sustenta, teria de ter 40% do seu corpo coberto de adesivos.

Num vídeo publicado no YouTube, engenheiros da Universidade de Standford refutam a teoria de Cambridge e garantem que a habilidade de escalar paredes do Homem-Aranha é cada vez mais plausível.

Os engenheiros de Stanford desenvolveram um adesivo controlável que pode aderir a superfícies como o vidro, além de suportar o peso de uma pessoa adulta.

O vídeo foi enviado para o Late Show de Stephen Colbert, depois do apresentador ter mencionado o estudo de Cambridge.

  • Kikas faz história
    1:22
  • Madonna está outra vez em Lisboa 😲
    0:59
  • Hindus pedem a troca de nome da cerveja brasileira Brahma

    Mundo

    Um grupo de hindus pediu a mudança da marca de cerveja Brahma, propriedade da multinacional cervejeira Anheuser-Busch InBev, com sede em Lovaina, na Bélgica, argumentando que é inapropriado uma bebida alcoólica ter o nome que um deus hindu.

  • Manuais oferecidos aos alunos do 1.º ano não podem ser reutilizados
    2:42

    País

    As escolas querem que sejam devolvidos aos alunos os manuais do 1.ºo ano que foram dados gratuitamente pelo Estado para serem reutilizados nos próximos anos. A Associação de Diretores de Agrupamentos diz que os livros estão praticamente todos em bom estado, mas da forma como são feitos pelas editoras é impossível voltar a usá-los. As escolas querem que o Executivo chegue a um entendimento com as editoras para conceber manuais reutilizáveis.

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.