sicnot

Perfil

Mundo

Carly Fiorina abandona corrida das primárias republicanas à Casa Branca

A ex-diretora da empresa Hewlett Packard Carly Fiorina anunciou esta quarta-feira a sua retirada da corrida das primárias republicanas para a Casa Branca, um dia depois de se ter classificado em sétimo lugar no Estado de New Hampshire.

Aos 61 anos, a única mulher candidata às primárias republicanas é a nona pessoa a desistir da corrida desde setembro.

Aos 61 anos, a única mulher candidata às primárias republicanas é a nona pessoa a desistir da corrida desde setembro.

© Jim Young / Reuters

"Apesar de suspender hoje a minha candidatura, continuarei a deslocar-me pelo país para lutar em nome dos norte-americanos que se recusam a aceitar um 'statu quo' que já não funciona para eles", declarou Carly Fiorina em comunicado.

Aos 61 anos, a única mulher candidata às primárias republicanas é a nona pessoa a desistir da corrida desde setembro. Ela obteve apenas 4,1% dos votos na terça-feira nas primárias de New Hampshire e 1,9% na semana passada no Iowa.

Outros três candidatos desistiram na semana passada, após maus resultados no Iowa: Rand Paul, Mike Huckabee e Rick Santorum.

Restam sete na corrida à candidatura pelo Partido Republicano às eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos, mas o governador de Nova Jérsia, Chris Christie deverá igualmente anunciar o abandono ainda hoje, segundo o diário The New York Times, depois de ter terminado em sexto lugar no New Hampshire.

Os dois primeiros estados das primárias servem tradicionalmente de filtro para eliminar os candidatos mais fracos.

Carly Fiorina suscitou um breve entusiasmo em setembro passado, após uma boa série de debates televisivos que lhe deram notoriedade nacional, num ano em que os 'outsiders' da política estão na moda. Mas não conseguiu aumentar a votação, sendo o multimilionário Donald Trump o verdadeiro beneficiário da vaga antissistema.

Firmemente contra o direito ao aborto, Fiorina atacava duramente a democrata Hillary Clinton.

"Não deixem ninguém dizer-vos que devem votar de determinada forma ou num determinado candidato porque é uma mulher", declarou hoje Carly Fiorina.

Lusa

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.