sicnot

Perfil

Mundo

Cientistas espanhóis presos em gruta nos Pirinéus estão a salvo

Os sete espeleólogos espanhóis que se encontravam bloqueados numa gruta na localidade francesa de Herran, nos Pirenéus, encontram-se "sãos e salvos", disseram hoje as autoridades francesas à agência de noticias espanhola EFE.

(Grégory Tonon/Flickr)

(Grégory Tonon/Flickr)

No entanto, o grupo de cientistas está ainda dentro da caverna, mas a equipa de resgate já conseguiu contactar com os espeleólogos e já iniciou a tentativa de trazê-los à superfície, acrescentaram as mesmas fontes.

Na operação de resgate participam membros do Pelotão da 'Gerdarmeria' de Alta Montanha, do serviço de bombeiros e do grupo de resgate espeleológico de França.

Os sete espeleólogos -- seis homens e uma mulher - estão bloqueados numa gruta em Mile e, segundo a imprensa francesa, viram a sua saída impedida pela subida das águas no interior da gruta.

O grupo era composto por 15 pessoas, mas oito delas conseguiram sair e dar o alerta da madrugada às autoridades, cerca das 03:00 da madrugada.

A gruta de Mile, segundo detalhou a emissora "Europe 1", é uma das numerosas cavidades do maciço de Herran, onde existem mais de uma centena de quilómetros de galerias.

A gruta não apresenta dificuldade em partículas, mas as más condições meteorológicas que assolam a zona nos últimos dias veio a complicar a saída dos espeleólogos.

Lusa

  • Mau tempo na Europa faz pelo menos quatro mortos
    1:56

    Mundo

    Na Europa, o mau tempo tem trazido queda de neve, vento forte e chuvas torrenciais. Na Bulgária, pelo menos três pessoas morreram devido às cheias. Em Espanha, pelo menos um esquiador morreu vítima de avalanches nos Pirinéus.

  • Dois esquiadores apanhados por avalanchas nos Pirinéus
    1:13

    Mundo

    Ventos fortes, chuva e queda de neve um pouco por toda a Europa, incluindo Espanha. Há 46 províncias espanholas em estado de alerta também por causa do mar. Em Burgos, há relatos de inundações. Os Pirinéus estão em alerta vermelho, dois esquiadores já foram apanhados por avalanchas.

  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01
  • Depois do Fogo
    23:30
  • "A culpa morre sozinha?"
    0:41

    Opinião

    Luís Marques Mendes não acredita que o Ministério Público não formule uma acusação de homicídio por negligência e que não haja demissões na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. O comentador da SIC debateu o tema este domingo no Jornal da Noite da SIC.

    Luís Marques Mendes

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11
  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.