sicnot

Perfil

Mundo

Cientistas espanhóis presos em gruta nos Pirinéus estão a salvo

Os sete espeleólogos espanhóis que se encontravam bloqueados numa gruta na localidade francesa de Herran, nos Pirenéus, encontram-se "sãos e salvos", disseram hoje as autoridades francesas à agência de noticias espanhola EFE.

(Grégory Tonon/Flickr)

(Grégory Tonon/Flickr)

No entanto, o grupo de cientistas está ainda dentro da caverna, mas a equipa de resgate já conseguiu contactar com os espeleólogos e já iniciou a tentativa de trazê-los à superfície, acrescentaram as mesmas fontes.

Na operação de resgate participam membros do Pelotão da 'Gerdarmeria' de Alta Montanha, do serviço de bombeiros e do grupo de resgate espeleológico de França.

Os sete espeleólogos -- seis homens e uma mulher - estão bloqueados numa gruta em Mile e, segundo a imprensa francesa, viram a sua saída impedida pela subida das águas no interior da gruta.

O grupo era composto por 15 pessoas, mas oito delas conseguiram sair e dar o alerta da madrugada às autoridades, cerca das 03:00 da madrugada.

A gruta de Mile, segundo detalhou a emissora "Europe 1", é uma das numerosas cavidades do maciço de Herran, onde existem mais de uma centena de quilómetros de galerias.

A gruta não apresenta dificuldade em partículas, mas as más condições meteorológicas que assolam a zona nos últimos dias veio a complicar a saída dos espeleólogos.

Lusa

  • Mau tempo na Europa faz pelo menos quatro mortos
    1:56

    Mundo

    Na Europa, o mau tempo tem trazido queda de neve, vento forte e chuvas torrenciais. Na Bulgária, pelo menos três pessoas morreram devido às cheias. Em Espanha, pelo menos um esquiador morreu vítima de avalanches nos Pirinéus.

  • Dois esquiadores apanhados por avalanchas nos Pirinéus
    1:13

    Mundo

    Ventos fortes, chuva e queda de neve um pouco por toda a Europa, incluindo Espanha. Há 46 províncias espanholas em estado de alerta também por causa do mar. Em Burgos, há relatos de inundações. Os Pirinéus estão em alerta vermelho, dois esquiadores já foram apanhados por avalanchas.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.