sicnot

Perfil

Mundo

Demite-se ministro francês dos Negócios Estrangeiros

O ministro francês dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje a sua demissão do Governo, uma medida que já era esperada. De acordo com o Le Monde, Laurent Fabius irá presidir ao COnselho Constitucional.

Reuters

"Aceitei a proposta do Presidente da República e serei em breve ouvido pelas duas comissões da Assembleia e do Senado e, se tudo correr bem, deverei assumir a liderança desta instituição no início de março", cita o Le Monde.

Ao fim de quase quatro anos, Fabius, de 69 anos, diz que sai com "um sentimento de dever cumprido" depois de ter sido "ator em grandes eventos internacionais", como sejam o acordo sobre o clima ou o acordo sobre o nuclear iraniano.

A saída do ministro representa uma oportunidade para François Hollande reformar a sua equipa governamental, numa altura em que enfrenta um forte descontentamento no Partido Socialista e entre os seus aliados, face aos planos de retirar a nacionalidade francesa a cidadãos condenados por terrorismo.

  • Resgatada mais uma criança com vida após sismo em Itália
    0:30
  • Ilibados trabalhadores castigados por consulta de dados fiscais

    País

    Os funcionários da Autoridade Tributária, que tinham sido castigados por terem consultado dados fiscais, foram absolvidos. O jornal Público avançou hoje que as orientações contra as sanções a aplicar aos funcionários partiram do ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Repórteres fazem relato impressionante dos acontecimentos em Charlottesville
    3:40