sicnot

Perfil

Mundo

Demite-se ministro francês dos Negócios Estrangeiros

O ministro francês dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje a sua demissão do Governo, uma medida que já era esperada. De acordo com o Le Monde, Laurent Fabius irá presidir ao COnselho Constitucional.

Reuters

"Aceitei a proposta do Presidente da República e serei em breve ouvido pelas duas comissões da Assembleia e do Senado e, se tudo correr bem, deverei assumir a liderança desta instituição no início de março", cita o Le Monde.

Ao fim de quase quatro anos, Fabius, de 69 anos, diz que sai com "um sentimento de dever cumprido" depois de ter sido "ator em grandes eventos internacionais", como sejam o acordo sobre o clima ou o acordo sobre o nuclear iraniano.

A saída do ministro representa uma oportunidade para François Hollande reformar a sua equipa governamental, numa altura em que enfrenta um forte descontentamento no Partido Socialista e entre os seus aliados, face aos planos de retirar a nacionalidade francesa a cidadãos condenados por terrorismo.

  • Todos os distritos sob Aviso Amarelo devido ao frio

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou Portugal continental sob Aviso Amarelo na quarta e na quinta-feira. Os termómetros vão estar abaixo de zero em todo o território, à exceção dos distritos de Lisboa, Porto e Faro.

  • Motim em prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos
    1:09

    Mundo

    Um novo motim numa prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos. A prisão, que é a maior do Estado do Rio Grande do Norte, tem capacidade para 600 reclusos mas acolhe quase o dobro. Após o motim de 14 horas, a polícia já tem o controlo total da prisão.

  • Aqui também se vive
    16:07
  • Austrália condena Japão por caça de baleias no Oceano Antártico

    Mundo

    O Governo da Austrália condenou hoje o Japão por retomar a caça de baleias no Oceano Antártico, após a divulgação de imagens de um cetáceo morto a bordo de um barco japonês que se encontrava em águas protegidas.O ministro do Ambiente, Josh Frydenberg, manifestou "profunda deceção", um dia depois de a organização Sea Shepherd divulgar fotografias e vídeos de uma baleia minke no barco japonês Nisshin Maru.