sicnot

Perfil

Mundo

Preservativos feitos de erva australiana

O segredo para fabricar preservativos mais finos e mais seguros pode estar num tipo de erva australiana, garantem investigadores da Universidade de Queensland.

Reuters

As fibras da erva australiana spinifex estão a ser usadas para fabricar preservativos que, embora mais finos, são mais resistentes, asseguram os investigadores.

A nanocelulose é um material extraído das fibras das plantas e muito usado para reforçar o látex. As fibras do spinifex, descobriram agora a equipa da Universidade de Queensland, são mais compridas, mais finas, mais fortes e mais flexíveis que quaisquer outras analisadas até agora, afirma Nasim Amiralian.

"Com um pouco mais de afinação, acho que conseguimos fabricar um preservativo de látex cerca de 30% mais fino e cumpra todos os requisitos, e com maior otimização acho que conseguiremos fazer ainda mais finos que isso", estima.

Os investigadores dizem estar a trabalhar com proprietários aborígenes de terras da região noroeste da Austrália, para aproveitar o seu conhecimento sobre esta erva e incluí-los no projeto.

Há muito que o spinifex é utilizado como adesivo pelas comunidades tradicionais aborígenas

  • Encontradas 120 botijas de gás para "um ou vários atentados"
  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Nicolás Maduro quer convocar "cimeira mundial de solidariedade"

    Mundo

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou este sábado que convocará uma "cimeira mundial de solidariedade" com o país, que permita atenuar a "campanha criminosa" que considera existir contra a Venezuela, cujo Governo está cada vez mais isolado internacionalmente.

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.