sicnot

Perfil

Mundo

Preservativos feitos de erva australiana

O segredo para fabricar preservativos mais finos e mais seguros pode estar num tipo de erva australiana, garantem investigadores da Universidade de Queensland.

Reuters

As fibras da erva australiana spinifex estão a ser usadas para fabricar preservativos que, embora mais finos, são mais resistentes, asseguram os investigadores.

A nanocelulose é um material extraído das fibras das plantas e muito usado para reforçar o látex. As fibras do spinifex, descobriram agora a equipa da Universidade de Queensland, são mais compridas, mais finas, mais fortes e mais flexíveis que quaisquer outras analisadas até agora, afirma Nasim Amiralian.

"Com um pouco mais de afinação, acho que conseguimos fabricar um preservativo de látex cerca de 30% mais fino e cumpra todos os requisitos, e com maior otimização acho que conseguiremos fazer ainda mais finos que isso", estima.

Os investigadores dizem estar a trabalhar com proprietários aborígenes de terras da região noroeste da Austrália, para aproveitar o seu conhecimento sobre esta erva e incluí-los no projeto.

Há muito que o spinifex é utilizado como adesivo pelas comunidades tradicionais aborígenas

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.