sicnot

Perfil

Mundo

EUA enviam submarino nuclear para Coreia do Sul em resposta ao míssil norte-coreano

Os Estados Unidos da América enviaram um submarino de propulsão nuclear para a Coreia do Sul, informou hoje uma fonte militar de Seul, em resposta ao recente lançamento de um míssil por parte da Coreia do Norte.

© Carlos Jasso / Reuters

O USS North Carolina (SSN-777), um submarino com mais de oito anos de serviço, "está a caminho da Coreia do Sul", indicou uma fonte das Forças Armadas do país asiático à agência Yonhap.

O submarino de propulsão nuclear, cuja velocidade de cruzeiro é de 46 quilómetros por hora, tem capacidade para transportar mísseis de cruzeiro Tomahawk e até 48 torpedos.

Com o envio do USS North Carolina para águas sul-coreanas, os Estados Unidos pretendem "reafirmar o seu compromisso com a defesa da Coreia do Sul" e "enviar uma mensagem de advertência à Coreia do Norte", indicou a mesma fonte.

O porta-voz também assegurou que os Estados Unidos desejam enviar para o país asiático dois novos aviões de combate, possivelmente um bombardeiro B-2 e um caça F-22 Raptor.

O envio do submarino é considerado uma resposta ao recente lançamento, pela Coreia do Norte, de um satélite espacial a bordo de um míssil de longo alcance, uma ação fortemente contestada por Seul e Washington, que a consideram um ensaio de mísseis balísticos encoberto, o que violaria das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

O lançamento deste míssil seguiu-se a um teste nuclear em janeiro, após o qual os Estados Unidos enviaram um bombardeiro B-52 para a Coreia do Sul.

Os Estados Unidos mantêm estacionados, de forma permanente, 28.500 soldados na Coreia do Sul, país que se comprometem a defender em caso de conflito com o Norte.

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.