sicnot

Perfil

Mundo

FARC comprometem-se a acabar com recrutamento de crianças-soldado

Os guerrilheiros das FARC comprometeram-se, na quarta-feira, a acabar com o recrutamento de crianças-soldado, numa nova tentativa para fechar o acordo de paz que pretende pôr fim a um conflito de meio século na Colômbia.

© Ho New / Reuters

Durante as negociações, que decorrem em Cuba, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia já tinham prometido travar o recrutamento de combatentes com menos de 17 anos, mas o Governo colombiano considerou que a proposta não tinha a extensão necessária.

As autoridades internacionais e grupos de defesa dos direitos humanos definem que qualquer membro de uma força armada com menos de 18 anos é uma criança-soldado.

"De modo a avançar o mais rapidamente possível para o fim do conflito armado, comunicamos hoje [quarta-feira] ao país a nossa decisão de terminar o recrutamento daqueles que têm menos de 18 anos para as FARC", disse uma das negociadoras do grupo, Victoria Sandino, lendo um comunicado.

A notícia foi saudada pelo coordenador residente das Nações Unidas na Colômbia, Fabrizio Hochschild: "Isto leva-nos um passo mais perto do fim do conflito. Esperamos que as discussões em Havana continuem de modo a que raparigas e rapazes menores estejam fora das fileiras das FARC o mais rapidamente possível".

Os dois lados prometeram assinar um acordo de paz a 23 de março, terminando cinco décadas de conflito que levaram à morte de 220 mil pessoas.

Lusa

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Ataques aéreos dos EUA em Mossul podem ter causado a morte de 200 civis
    1:22
  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.