Físicos anunciam ter detetado ondas gravitacionais de Einstein

Foi confirmada a existência das ondas gravitacionais, defendida por Albert Einstein há um século, na famosa Teoria da Relatividade Geral. Um dos maiores avanços da física que abre uma nova janela sobre o Universo e os seus mistérios.

Simulação de ondas gravitacionais provenientes de dois buracos negros.

S. Ossokine , A. Buonanno (MPI for Gravitational Physics)/W. Benger (Airborne Hydro Mapping GmbH)

Dr. David Reitze, Diretor Executivo do Laboratório LIGO, mostra a colisão de dois buracos negros ma conferência de imprensa para anunciar a deteção das ondas gravitacionais.

© Gary Cameron / Reuters

Cientistas de várias nacionalidades anunciaram hoje a primeira deteção direta de ondas gravitacionais, uma descoberta que coroa décadas de esforços e que confirma a afirmação de Albert Einstein na sua Teoria da Relatividade Geral de 1915.

No anúncio, os físicos revelaram que ouviram as ondas gravitacionais produzidas pela colisão de dois buracos negros a 400 megaparsecs (1.3 mil milhões anos-luz) da Terra. A revista científica Nature reproduz a comunicação.

As ondas gravitacionais foram detetadas a 14 de setembro de 2015 pelos dois instrumentos do Observatório Ligo (Laser Interferometer Gravitational-wave Observatory), nos EUA. São dois aparelhos gigantes, cada um com 4 quilómetros de comprimento, separados por 3 mil quilómetros: um em Livingston, na Luisiana, nos sul do país, o outro em Hanford, no estado de Washington, no noroeste.

A banda sonora do Cosmos

As ondas gravitacionais são produzidas por ligeiras perturbações no tecido do espaço-tempo, como resultado da deslocação de um objeto de grande massa. Propagam-se à velocidade da luz e nada as consegue parar. Espera-se que permitam observar a História do Cosmos até épocas remotas.

"A nossa observação das ondas gravitacionais cumpre o ambicioso objetivo definido há cinco décadas de detetar de forma direta este fenómeno e entender melhor o Universo", explicou a diretora executiva do laboratório LIGO. "Além disso, completamos o legado de Einstein no centenário da sua Teoria da Relatividade Geral", acrescentou.

Uma descoberta que abre uma nova janela para a observação do Cosmos, já que, até agora, os astrónomos valeram-se de diferentes formas de luz (ondas eletromagnéticas) para observar o Universo.

Agora, é como se um filme mudo passasse a ter som. "Até agora olhávamos para o céu e não conseguíamos ouvir a música", sintetizou outro dos cientistas envolvidos na descoberta, o astrofísico Szabolcs Marka da Universidade Columbia.

A Teoria de Einstein

O físico teórico alemão Albert Einstein (1879-1955) defendeu, na Teoria da Relatividade Geral que o celebrizou, que os objetos que se movem no Universo produzem ondulações no espaço-tempo e que estas se propagam pelo espaço. Previu, assim, a existência das ondas gravitacionais e demonstrá-la de forma direta era o último desafio em aberto da Relatividade.

• Teoria de Einstein poderá ser confirmada hoje

Poderá estar por horas a confirmação da existência das ondas gravitacionais, defendida por Albert Einstein há um século, na famosa Teoria da Relatividade. As ondas gravitacionais são provocadas pelo movimento de grandes corpos celestes, um fenómeno, que caso seja comprovado, representa um importante passo na descoberta do cosmos.

• Europol deteve grupo que vendia euros falsos na Darkweb

A Europol anunciou hoje a detenção de oito pessoas suspeitas de pertencerem a um grupo criminoso considerado como um dos maiores fornecedores de euros falsos vendidos online, no âmbito de uma operação realizada pelas autoridades italianas.