sicnot

Perfil

Mundo

Jean-Marc Ayrault é o novo chefe da diplomacia de França

O ex-primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault foi nomeado hoje ministro dos Negócios Estrangeiros francês numa remodelação governamental que inclui o regresso ao poder dos ecologistas, anunciou a presidência francesa.

Jean-Marc Ayrault foi primeiro-ministro entre 2012 e 2014.

Jean-Marc Ayrault foi primeiro-ministro entre 2012 e 2014.

© Charles Platiau / Reuters

Jean-Marc Ayrault, de 66 anos e que foi primeiro-ministro entre 2012 e 2014, substitui Laurent Fabius, nomeado na quarta-feira presidente do Tribunal Constitucional.

Os ecologistas, que tinham deixado o governo em abril de 2014, regressam com três pastas.

A "número um" do partido Europa Ecologia -- Os Verdes (EELV) Emmanuelle Cosse foi nomeada ministra da Habitação. Barbara Ponpili e Jean-Vicent Placé, dois deputados dissidentes do EELV foram nomeados secretários de Estado.

A remodelação, esperada há vários dias e com uma nova equipa que respeita a paridade de género, surge quando o presidente François Hollande procura um novo impulso político a 15 meses da disputa de um novo mandato.

Além de Laurent Fabius, três outros ministros saiem do governo, entre os quais a ministra da Cultura Fleur Pellerin, substituída por Audrey Azoulay, até agora conselheira de Hollande para área.

Lusa

  • Lei que permite a entrada de animais em espaços de restauração gera dúvidas
    2:23

    País

    A lei que permite a entrada de animais de companhia em estabelecimentos de restauração, que entrou hoje em vigor, está a gerar dúvidas para os proprietários. Até ao momento são poucos os estabelecimentos que aderiram e a previsão é para que assim continue. A DECO questionou 1800 pessoas sobre a presença dos animais nos restaurantes e apenas 25% votou a favor.

  • Trump arrasa restaurante que expulsou a sua assessora de imprensa

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, arrasou um restaurante da Virgínia que recusou servir a sua assessora de imprensa, Sarah Huckabee Sanders, escrevendo na sua conta de Twitter que o restaurante se devia concentrar na limpeza dos seus toldos e portas "imundos".