sicnot

Perfil

Mundo

Jean-Marc Ayrault é o novo chefe da diplomacia de França

O ex-primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault foi nomeado hoje ministro dos Negócios Estrangeiros francês numa remodelação governamental que inclui o regresso ao poder dos ecologistas, anunciou a presidência francesa.

Jean-Marc Ayrault foi primeiro-ministro entre 2012 e 2014.

Jean-Marc Ayrault foi primeiro-ministro entre 2012 e 2014.

© Charles Platiau / Reuters

Jean-Marc Ayrault, de 66 anos e que foi primeiro-ministro entre 2012 e 2014, substitui Laurent Fabius, nomeado na quarta-feira presidente do Tribunal Constitucional.

Os ecologistas, que tinham deixado o governo em abril de 2014, regressam com três pastas.

A "número um" do partido Europa Ecologia -- Os Verdes (EELV) Emmanuelle Cosse foi nomeada ministra da Habitação. Barbara Ponpili e Jean-Vicent Placé, dois deputados dissidentes do EELV foram nomeados secretários de Estado.

A remodelação, esperada há vários dias e com uma nova equipa que respeita a paridade de género, surge quando o presidente François Hollande procura um novo impulso político a 15 meses da disputa de um novo mandato.

Além de Laurent Fabius, três outros ministros saiem do governo, entre os quais a ministra da Cultura Fleur Pellerin, substituída por Audrey Azoulay, até agora conselheira de Hollande para área.

Lusa

  • Governo enfrenta vaga de contestação
    2:35

    Economia

    O Governo enfrenta uma onda de contestação. Guardas prisionais, procuradores, professores, médicos e enfermeiros descontentes ameaçam com greves nos diferentes setores, já nos meses de março e abril.

  • Proposta criação de 77 mil empregos através de uma descida da TSU
    1:23
  • Alertas de fogos e outras catástrofes por SMS

    País

    As operadoras de telecomunicações deverão começar já este ano a enviar mensagens de alerta em caso de catástrofes. O sistema de avisos à população deverá entrar em vigor ainda antes da época de incêndios

  • Os grandes desafios de Rui Rio, segundo Poiares Maduro
    7:43

    O ex-ministro de Pedro Passos Coelho, Miguel Poiares Maduro, falou com a SIC sobre o que reserva o futuro para o PSD e quais serão os principais desafios na área económica para a liderança de Rui Rio. O défice, a descentralização, o próximo Orçamento do Estado e a eventualidade de um bloco central foram alguns dos temas da conversa. Uma entrevista transmitida esta quarta-feira, no programa Negócios da Semana.

  • 296 mortos em 2 dias de bombardeamentos em Ghouta Oriental
    2:16
  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25
  • Quem é Elon Musk?
    9:42