sicnot

Perfil

Mundo

Jean-Marc Ayrault é o novo chefe da diplomacia de França

O ex-primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault foi nomeado hoje ministro dos Negócios Estrangeiros francês numa remodelação governamental que inclui o regresso ao poder dos ecologistas, anunciou a presidência francesa.

Jean-Marc Ayrault foi primeiro-ministro entre 2012 e 2014.

Jean-Marc Ayrault foi primeiro-ministro entre 2012 e 2014.

© Charles Platiau / Reuters

Jean-Marc Ayrault, de 66 anos e que foi primeiro-ministro entre 2012 e 2014, substitui Laurent Fabius, nomeado na quarta-feira presidente do Tribunal Constitucional.

Os ecologistas, que tinham deixado o governo em abril de 2014, regressam com três pastas.

A "número um" do partido Europa Ecologia -- Os Verdes (EELV) Emmanuelle Cosse foi nomeada ministra da Habitação. Barbara Ponpili e Jean-Vicent Placé, dois deputados dissidentes do EELV foram nomeados secretários de Estado.

A remodelação, esperada há vários dias e com uma nova equipa que respeita a paridade de género, surge quando o presidente François Hollande procura um novo impulso político a 15 meses da disputa de um novo mandato.

Além de Laurent Fabius, três outros ministros saiem do governo, entre os quais a ministra da Cultura Fleur Pellerin, substituída por Audrey Azoulay, até agora conselheira de Hollande para área.

Lusa

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira