sicnot

Perfil

Mundo

Motim em prisão mexicana faz pelo menos 52 mortos

Em desenvolvimento

Pelo menos 52 pessoas morreram e 12 estão feridas na sequência de um motim hoje na prisão mexicana de Topo Chico, em Monterrey, no estado de Nuevo Leon, no norte do país.

© Daniel Becerril / Reuters

Até ao momento, as autoridades locais não conseguiram confirmar o número exato de mortos e de feridos.

Entre as vítimas constam prisioneiros e funcionários daquele estabelecimento prisional.

Uma tentativa de fuga estará na origem do motim, segundo as informações preliminares do incidente.

A situação agravou-se quando um grupo de presos provocou um incêndio para distrair os guardas prisionais e permitir desta forma a fuga de outros reclusos.

Os media locais asseguraram que vários presos conseguiram fugir do estabelecimento prisional. O número exato dos fugitivos ainda é desconhecido.

O motim começou durante a madrugada na prisão de Topo Chico, a mais antiga do estado de Nuevo Leon, e, três horas depois, as autoridades tentaram controlar os incidentes com o envio de um forte contingente de segurança, que incluiu membros do exército e forças policiais nacionais e locais.

Segundo vários testemunhos citados pela imprensa local, no exterior do estabelecimento prisional foram ouvidas explosões e os gritos dos detidos.

As mesmas testemunhas relataram que as forças de segurança cercaram o recinto e cortaram os acessos, de forma a evitar uma fuga em massa de prisioneiros.

Com Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Samsung vai vender modelos reparados do Galaxy Note 7

    Economia

    A Samsung Electronics anunciou hoje que vai vender e alugar telemóveis reparados do modelo Galaxy Note 7 depois de no ano passado a empresa ter decidido suspender a respetiva produção devido a incêndios nas baterrias de íon-lítio.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.