sicnot

Perfil

Mundo

Prótese para crianças com peças de Lego

Uma prótese de antebraço que pode ser personalizada com peças de Lego foi a invenção que ganhou o grande prémio do fórum Netexplo, em Paris.

netexplo.org

O inventor colombiano Carlos Torres quer ajudar as crianças com malformações ou lesões nos braços a sentirem-se menos isoladas na sua diferença. Com uma prótese a que se podem acrescentar peças de Lego de diferentes tamanhos e cores, "a imaginação pode ajudar a criança a superar a sua deficiência", sublinharam os organizadores do evento na atribuição do prémio.

A criação do engenheiro e designer colombiano foi a escolhida entre uma dezena de projetos do munto inteiro, entre as quais uma aplicação para telemóvel que traduz as 11 línguas oficiais da África do Sul ou um robô japonês que teve notas em exames suficientes para que se pudesse inscrever na Universidade de Tóquio.

O fórum Netexplo, organizado pelo nono ano pelo observatório com o mesmo nome, na Universidade Dauphine em Paris, pretende explorar inovações digitais por todo o mundo, através de uma rede de 20 universidades em 15 países.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.