sicnot

Perfil

Mundo

Prótese para crianças com peças de Lego

Uma prótese de antebraço que pode ser personalizada com peças de Lego foi a invenção que ganhou o grande prémio do fórum Netexplo, em Paris.

netexplo.org

O inventor colombiano Carlos Torres quer ajudar as crianças com malformações ou lesões nos braços a sentirem-se menos isoladas na sua diferença. Com uma prótese a que se podem acrescentar peças de Lego de diferentes tamanhos e cores, "a imaginação pode ajudar a criança a superar a sua deficiência", sublinharam os organizadores do evento na atribuição do prémio.

A criação do engenheiro e designer colombiano foi a escolhida entre uma dezena de projetos do munto inteiro, entre as quais uma aplicação para telemóvel que traduz as 11 línguas oficiais da África do Sul ou um robô japonês que teve notas em exames suficientes para que se pudesse inscrever na Universidade de Tóquio.

O fórum Netexplo, organizado pelo nono ano pelo observatório com o mesmo nome, na Universidade Dauphine em Paris, pretende explorar inovações digitais por todo o mundo, através de uma rede de 20 universidades em 15 países.

  • "Até para o ano", a mensagem de Ronaldo para os adeptos do Real Madrid
  • Despenalização da eutanásia votada na terça-feira no Parlamento
    2:04
  • Há companhias aéreas a contratar. TAP é uma delas
    1:28

    Economia

    Com o crescimento do turismo, que continua a bater recordes, as companhias aéreas querem profissionais para reforçar as rotas com maior procura e oferecer novos destinos. Só a TAP prevê contratar mais 700 pessoas este ano para várias funções, incluindo 300 tripulantes de cabine e 170 pilotos.

  • O bombeiro herói que recebe 267 euros de pensão
    2:36
  • Funcionários dos EUA na Coreia do Norte para preparar cimeira
    2:19