sicnot

Perfil

Mundo

Prótese para crianças com peças de Lego

Uma prótese de antebraço que pode ser personalizada com peças de Lego foi a invenção que ganhou o grande prémio do fórum Netexplo, em Paris.

netexplo.org

O inventor colombiano Carlos Torres quer ajudar as crianças com malformações ou lesões nos braços a sentirem-se menos isoladas na sua diferença. Com uma prótese a que se podem acrescentar peças de Lego de diferentes tamanhos e cores, "a imaginação pode ajudar a criança a superar a sua deficiência", sublinharam os organizadores do evento na atribuição do prémio.

A criação do engenheiro e designer colombiano foi a escolhida entre uma dezena de projetos do munto inteiro, entre as quais uma aplicação para telemóvel que traduz as 11 línguas oficiais da África do Sul ou um robô japonês que teve notas em exames suficientes para que se pudesse inscrever na Universidade de Tóquio.

O fórum Netexplo, organizado pelo nono ano pelo observatório com o mesmo nome, na Universidade Dauphine em Paris, pretende explorar inovações digitais por todo o mundo, através de uma rede de 20 universidades em 15 países.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.