sicnot

Perfil

Mundo

Prótese para crianças com peças de Lego

Uma prótese de antebraço que pode ser personalizada com peças de Lego foi a invenção que ganhou o grande prémio do fórum Netexplo, em Paris.

netexplo.org

O inventor colombiano Carlos Torres quer ajudar as crianças com malformações ou lesões nos braços a sentirem-se menos isoladas na sua diferença. Com uma prótese a que se podem acrescentar peças de Lego de diferentes tamanhos e cores, "a imaginação pode ajudar a criança a superar a sua deficiência", sublinharam os organizadores do evento na atribuição do prémio.

A criação do engenheiro e designer colombiano foi a escolhida entre uma dezena de projetos do munto inteiro, entre as quais uma aplicação para telemóvel que traduz as 11 línguas oficiais da África do Sul ou um robô japonês que teve notas em exames suficientes para que se pudesse inscrever na Universidade de Tóquio.

O fórum Netexplo, organizado pelo nono ano pelo observatório com o mesmo nome, na Universidade Dauphine em Paris, pretende explorar inovações digitais por todo o mundo, através de uma rede de 20 universidades em 15 países.

  • Suspeito de atropelamento mortal fala de acidente 
    2:00
  • Autoridades garantem ter evitado novo ataque terrorista em Londres
    0:59

    Mundo

    A polícia britânica garante que evitou um novo atentado em Londres. Mulher baleada faz parte das oito pessoas que foram detidas numa operação antiterrorista na capital britânica e no sul de Inglaterra. A operação realizou-se após a detenção de um homem com três facas, nas imediações do Parlamento britânico.

  • Presidente da Macedónia convocou reunião de emergência

    Mundo

    O Presidente da Macedónia, Gjorge Ivanov, convocou esta sexta-feira uma reunião de emergência com líderes políticos, após manifestantes, maioritariamente apoiantes da maioria conservadora, invadirem o Parlamento e atacarem deputados da oposição, fazendo 77 feridos.

  • Polícia espanhola divulga imagens de operação anti-jihadista

    Mundo

    A polícia espanhola divulgou esta sexta-feira novas imagens da operação anti-jihadista levada a cabo na terça-feira em Barcelona. Sabe-se agora que dois dos nove suspeitos detidos podem estar relacionados com a célula terrorista de Bruxelas, responsável pelos ataques no Aeroporto de Zaventem e no metro da capital belga.