sicnot

Perfil

Mundo

Publicidade com Neymar retirada de Meca

Cartazes publicitários com a fotografia do brasileiro Neymar, jogador de futebol da equipa espanhola do Barcelona, causaram polémica na cidade saudita de Meca, o que levou à retirada dos anúncios das ruas.

De acordo com o jornal Meca, a decisão foi tomada por considerar que essa publicidade violava "a santidade religiosa" da cidade, que é o epicentro da peregrinação muçulmana.

A cadeia norte-americana de restaurantes McDonald's retirou os anúncios com a foto do jogador do Barcelona depois de uma série de críticas surgirem nas redes sociais a dizer que a publicidade prejudicava o prestígio de Meca.

Num comunicado, o funcionário da câmara da cidade Ozman Mali disse que a empresa norte-americana foi informada sobre as observações feitas acerca do anúncio e sobre o que foi difundido nas redes sociais.

Acrescentou que se pedirá aos órgãos competentes para terem em conta essa situação no futuro, por respeito a Meca e pelos sentimentos dos muçulmanos.

Nem as autoridades e nem o Mcdonald's confirmaram se a medida está relacionada com os hábitos de Neymar no campo de futebol, em que mostra a sua religiosidade cristã.

Meca é a cidade santa mais importante do islão e milhões de pessoas passam por ela todos os anos, nomeadamente no período das grandes peregrinações.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.