sicnot

Perfil

Mundo

Mais um confronto entre Clinton e Sanders, agora sobre a saúde

Os aspirantes a candidatos democratas nas presidenciais norte-americanas voltaram na quinta-feira a encontrar-se num debate em que entraram em confronto na saúde, com Hillary Clinton a acusar Bernie Sanders de fazer propostas irrealistas e dispendiosas.

© Jim Young / Reuters

No debate em Milwaukee, Wisconsin, dois dias após as primárias no New Hampshire que o senador ganhou, os aspirantes a candidatos nas presidenciais entraram em confronto ao discutir o sistema de saúde, com a antiga secretária de Estado a pôr em causa o plano de Sanders para um sistema de pagamento único, que o senador defende que vai poupar dinheiro aos contribuintes.

"Com base em todas as análises que consegui encontrar, elaboradas por pessoas com simpatia pelo objetivo, os números não batem certo e muitas pessoas vão ficar numa situação pior do que estão agora", disse.

Clinton afirmou também que os planos de Sanders vão fazer aumentar o tamanho do Governo federal em cerca de 40%.

"Temos uma obrigação especial de ser claros sobre aquilo que defendemos, e é por isso que acho que não devemos fazer promessas que não podemos cumprir", apontou, sugerindo que o seu opositor deseja desmantelar o sistema de saúde criado por Barack Obama.

Sanders respondeu: "Lutei a vida inteira para garantir que a assistência médica é um direito de todas as pessoas".

"Não vamos desmantelar nada", insistiu, explicando que as famílias de classe média pagariam mais 500 dólares em impostos, recebendo dez vezes esse valor através da redução dos custos dos cuidados de saúde.

Sanders e Clinton entraram também em conflito em relação à política migratória.

"Eu votei a favor de uma reforma migratória integral quando estava no Senado. O senador Sanders votou contra", apontou Clinton, ex-senadora por Nova Iorque.

Sanders respondeu recordando que grandes organizações latinas também se opuseram à reforma naquela altura já que esta não garantia as condições laborais dos imigrantes e podia levar a casos de exploração. O senador por Vermont pediu também a regularização da situação de 11 milhões de ilegais que se calcula residirem nos Estados Unidos.

O processo eleitoral para as Presidenciais norte-americanas deste ano arrancou a 01 de fevereiro no Iowa.

Hillary Clinton venceu Bernie Sanders na eleição de delegados do Partido Democrata do Iowa, mas por uma margem mínima, uma vez que obteve 49,86%, a muito pouca distância dos 49,57% do seu adversário político.

Seguiu-se a votação no New Hampshire, esta semana, que Senders ganhou com uma vantagem de vinte pontos percentuais.

Nesta fase das primárias, são eleitos os delegados às convenções nacionais do Partido Democrata e do Partido Republicano em que serão nomeados os candidatos dos dois lados nas eleições para a Presidência dos EUA.

Após uma verdadeira maratona eleitoral, a eleição do próximo Presidente dos Estados Unidos, o 45.º da história norte-americana e o sucessor de Barack Obama, está agendada para 08 de novembro deste ano.

Lusa

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.