sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco saúda portugueses aos sobrevoar espaço aéreo

O papa Francisco enviou hoje "saudações cordiais" ao Presidente da República ao sobrevoar Portugal a caminho do México, garantindo aos portugueses uma lembrança nas suas orações.

Francisco foi também presenteado com um sombrero, por um jornalista mexicano.

Francisco foi também presenteado com um sombrero, por um jornalista mexicano.

© POOL New / Reuters

"Envio saudações cordiais a Vossa Excelência, ao sobrevoar Portugal na minha viagem para o México", lê-se na mensagem enviada às 9:52 pela tripulação do voo papal para as autoridades aeronáuticas portuguesas e a que a Lusa teve acesso.

Na curta mensagem, o papa Francisco promete ainda lembrar-se dos portugueses nas suas orações: "Garanto-lhe, e a todo o povo da nação, uma lembrança nas minhas orações e invoco sobre cada um de vós a bênção de Deus, de paz e alegria", é referido na missiva que foi reencaminhada pelas autoridades aeronáuticas para o gabinete do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

O papa Francisco inicia hoje a sua primeira viagem pontifical ao México e que se prolonga até quinta-feira, antecedida de uma escala em Havana para um encontro histórico com o patriarca ortodoxo russo Kiril.

Lusa

  • Banco de Portugal melhora previsões de crescimento económico

    Economia

    O PIB vai crescer 1,8% em 2017 e regressar ao nível de 2008, de acordo com a previsão revista em alta do Banco de Portugal (BdP). No próximo ano, o desemprego deverá cair gradualmente e ficará abaixo dos 8% em 2019. Quanto às exportações, prevê que cresçam 6% em 2017.

    Em atualização

  • O Brexit começou
    1:42
  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.