sicnot

Perfil

Mundo

Polícia italiana detém 109 pessoas suspeitas de pertenceram à máfia

Cento e nove pessoas suspeitas de pertencerem à máfia foram ontem detidas pela polícia italiana. A operação foi conduzida pelas autoridades da cidade de Catania, na Sícilia, mas as detenções aconteceram em vários países.

Os detidos fazem parte do clã Laudani, um dos mais perigosos da região e com ligações à Ndrangheta, a máfia calabresa.

Entre os suspeitos estavam três mulheres que dirigiam as atividades criminais, de acordo com as indicações dadas pela cúpula da organização. Tratavam das finanças do clã e, inclusive, providenciavam o sustento das famílias dos elementos do clã que se encontram presos.

Os detidos são acusados de associação criminosa, extorsão, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e outros crimes.

  • Madrid suspende governo regional da Catalunha

    Mundo

    O chefe do Governo espanhol anunciou hoje que decidiu acionar o artigo 155º da Constituição espanhola e pedir ao Senado a suspensão das funções do governo regional da Catalunha. Em conferência de imprensa justificou a adoção das medidas dada a "desobediência rebelde, sistemática e consciente" do Governo regional (Generalitat).

    Em atualização

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.