sicnot

Perfil

Mundo

Forças sírias controlam cidade estratégica na periferia de Aleppo

As forças do regime sírio assumiram hoje o controlo da cidade estratégica Al Tamura, na periferia norte de Aleppo, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos e a agência oficial síria.

Alexander Kots/ AP

Em comunicado, o Observatório precisou que, com o domínio desta zona, as tropas do regime podem cortar o caminho entre a zona rebelde de Qubtan al Yebal, a oeste de Al Tamura, e a via de comunicação do norte de Aleppo.

Com esta conquista, as tropas leais ao presidente Bashar al-Assad aproximam-se da localidade de Anadan, que foi bombardeada nos últimos dias.

A agência oficial síria, SANA, informou que as forças do regime "estabeleceram a segurança e a estabilidade em Al Tamura" depois de duros confrontos esta madrugada contra combatentes do grupo extremista Estado Islâmico.

As autoridades sírias, apoiadas pela aviação russa, lançaram no princípio do mês uma ofensiva em Alepo, que levou dezenas de milhares de pessoas a fugir para a fronteira turca.

Lusa

  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.