sicnot

Perfil

Mundo

Forças sírias controlam cidade estratégica na periferia de Aleppo

As forças do regime sírio assumiram hoje o controlo da cidade estratégica Al Tamura, na periferia norte de Aleppo, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos e a agência oficial síria.

Alexander Kots/ AP

Em comunicado, o Observatório precisou que, com o domínio desta zona, as tropas do regime podem cortar o caminho entre a zona rebelde de Qubtan al Yebal, a oeste de Al Tamura, e a via de comunicação do norte de Aleppo.

Com esta conquista, as tropas leais ao presidente Bashar al-Assad aproximam-se da localidade de Anadan, que foi bombardeada nos últimos dias.

A agência oficial síria, SANA, informou que as forças do regime "estabeleceram a segurança e a estabilidade em Al Tamura" depois de duros confrontos esta madrugada contra combatentes do grupo extremista Estado Islâmico.

As autoridades sírias, apoiadas pela aviação russa, lançaram no princípio do mês uma ofensiva em Alepo, que levou dezenas de milhares de pessoas a fugir para a fronteira turca.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.