sicnot

Perfil

Mundo

Forças sírias controlam cidade estratégica na periferia de Aleppo

As forças do regime sírio assumiram hoje o controlo da cidade estratégica Al Tamura, na periferia norte de Aleppo, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos e a agência oficial síria.

Alexander Kots/ AP

Em comunicado, o Observatório precisou que, com o domínio desta zona, as tropas do regime podem cortar o caminho entre a zona rebelde de Qubtan al Yebal, a oeste de Al Tamura, e a via de comunicação do norte de Aleppo.

Com esta conquista, as tropas leais ao presidente Bashar al-Assad aproximam-se da localidade de Anadan, que foi bombardeada nos últimos dias.

A agência oficial síria, SANA, informou que as forças do regime "estabeleceram a segurança e a estabilidade em Al Tamura" depois de duros confrontos esta madrugada contra combatentes do grupo extremista Estado Islâmico.

As autoridades sírias, apoiadas pela aviação russa, lançaram no princípio do mês uma ofensiva em Alepo, que levou dezenas de milhares de pessoas a fugir para a fronteira turca.

Lusa

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.