sicnot

Perfil

Mundo

Forças sírias controlam cidade estratégica na periferia de Aleppo

As forças do regime sírio assumiram hoje o controlo da cidade estratégica Al Tamura, na periferia norte de Aleppo, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos e a agência oficial síria.

Alexander Kots/ AP

Em comunicado, o Observatório precisou que, com o domínio desta zona, as tropas do regime podem cortar o caminho entre a zona rebelde de Qubtan al Yebal, a oeste de Al Tamura, e a via de comunicação do norte de Aleppo.

Com esta conquista, as tropas leais ao presidente Bashar al-Assad aproximam-se da localidade de Anadan, que foi bombardeada nos últimos dias.

A agência oficial síria, SANA, informou que as forças do regime "estabeleceram a segurança e a estabilidade em Al Tamura" depois de duros confrontos esta madrugada contra combatentes do grupo extremista Estado Islâmico.

As autoridades sírias, apoiadas pela aviação russa, lançaram no princípio do mês uma ofensiva em Alepo, que levou dezenas de milhares de pessoas a fugir para a fronteira turca.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".