sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 100 corpos retirados de edifício em Taiwan após sismo de há uma semana

As equipas de socorro de Taiwan retiraram mais de uma centena de corpos dos escombros do edifício residencial que desabou há uma semana, devido a um sismo, anunciaram hoje os serviços de emergência.

© Tyrone Siu / Reuters

Segundo os bombeiros, o balanço do sismo de magnitude 6,4 na escala de Richter que atingiu a cidade de Tainan, no sul da ilha, eleva-se a 114 mortos, incluindo 112 no complexo residencial de Weiguan Jinlong.

Ao todo, foram retiradas 280 pessoas com vida dos escombros deste complexo residencial de 16 andares e composto por mais de 100 habitações.

A Procuradoria de Tawain deteve, na quarta-feira, três executivos da construtora responsável pelo Weiguan Jinlong, acusados de homicídio por negligência profissional, e congelou os seus bens e ativos.

No passado domingo, foram encontradas latas vazias e espuma de poliestireno em pilares que deveriam ter sido enchidos com betão.

Posteriormente, os investigadores descobriram também que tinham sido eliminados, possivelmente depois da construção, pilares nos pisos mais baixos do edifício, para aumentar a área livre.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.