sicnot

Perfil

Mundo

Papa crítica no México os que procuram "o caminho do privilégio"

O papa Francisco afirmou hoje, no seu primeiro discurso no México, que a busca de privilégios leva à corrupção, ao tráfico de droga e à violência.

Moises Castillo

Num discurso perante o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, o papa indicou que "para se construir um futuro de esperança" são necessários "homens e mulheres justos, honestos, capazes de se empenharem no bem comum".

No início de uma visita de cinco dias a um país atingido pela violência ligada ao narcotráfico, o papa Francisco afirmou também que quando se procura "o caminho do privilégio", mais cedo ou mais tarde "a vida em sociedade se torna um terreno fértil para a corrupção, o tráfico de droga, a exclusão de culturas diferentes, a violência, o tráfico de pessoas, o sequestro e a morte, causando sofrimento e travando o desenvolvimento".

O pontífice começou o seu discurso expressando a sua alegria por "poder pisar terras mexicanas" e definiu-se como "um missionário de misericórdia e de paz, mas também como um filho que quer prestar homenagem" à Virgem de Guadalupe e a um povo e uma terra "tão rica em culturas, história e diversidade".

Várias vezes interrompido por aplausos dos 1.200 presentes na cerimónia, incluindo responsáveis políticos e personalidades da sociedade civil, o papa exortou "os dirigentes da vida social, cultural e política a trabalharem para que todos os cidadãos tenham (...) uma justiça real, uma segurança efetiva, um ambiente saudável e paz".

Lusa

  • Número de mortos nos incêndios sobe para 43

    País

    Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 43 mortos, disse esta quinta-feira à Lusa a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar. Trata-se de um homem que foi encontrado esta quinta-feira.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos da Liga Europa
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC