sicnot

Perfil

Mundo

Futuro Presidente da República Centro-Africana é escolhido hoje

Os eleitores da República Centro-Africana são hoje chamados às urnas para a segunda volta das presidenciais e a repetição das legislativas, tentando que o país regresse à normalidade institucional após três anos de violência sectária.

Jerome Delay

Os antigos primeiros-ministros Anicet Georges Dologuélé (23, por cento dos votos na primeira volta) e Faustin Archange Touadéra (19,4%) disputam o cargo de presidente.

Dologuélé conta com o apoio do partido do ex-chefe de Estado François Bozizé, derrubado em 2013, e do terceiro classificado na primeira volta, Désiré Nzanga Kolingba (12,04%).

Touadéra tem o apoio do quarto classificado na primeira volta, Martin Ziguélé (11,43%), e de 21 dos 30 que disputaram o cargo de Presidente em dezembro.

As legislativas, com mais de mil candidatos, têm de ser repetidas, depois do Tribunal Constitucional ter anulado o resultado do escrutínio de 30 de dezembro devido a "numerosas irregularidades", registadas em quase todos os 140 círculos eleitorais.

Estão inscritos perto de dois milhões de eleitores, num país de 4,8 milhões de habitantes.

A força da ONU (MINUSCA), com 10.000 homens e apoiada pelos franceses da operação Sangaris, está mobilizada para garantir a segurança da votação.

As eleições gerais na República Centro-Africana, um dos países mais pobres do mundo, visam acabar com a crise política iniciada com a deposição, em março de 2013, do Presidente François Bozizé pela coligação Séléka, de maioria muçulmana, o que desencadeou combates mortais entre os partidários desta coligação e milícias cristãs.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.