sicnot

Perfil

Mundo

Futuro Presidente da República Centro-Africana é escolhido hoje

Os eleitores da República Centro-Africana são hoje chamados às urnas para a segunda volta das presidenciais e a repetição das legislativas, tentando que o país regresse à normalidade institucional após três anos de violência sectária.

Jerome Delay

Os antigos primeiros-ministros Anicet Georges Dologuélé (23, por cento dos votos na primeira volta) e Faustin Archange Touadéra (19,4%) disputam o cargo de presidente.

Dologuélé conta com o apoio do partido do ex-chefe de Estado François Bozizé, derrubado em 2013, e do terceiro classificado na primeira volta, Désiré Nzanga Kolingba (12,04%).

Touadéra tem o apoio do quarto classificado na primeira volta, Martin Ziguélé (11,43%), e de 21 dos 30 que disputaram o cargo de Presidente em dezembro.

As legislativas, com mais de mil candidatos, têm de ser repetidas, depois do Tribunal Constitucional ter anulado o resultado do escrutínio de 30 de dezembro devido a "numerosas irregularidades", registadas em quase todos os 140 círculos eleitorais.

Estão inscritos perto de dois milhões de eleitores, num país de 4,8 milhões de habitantes.

A força da ONU (MINUSCA), com 10.000 homens e apoiada pelos franceses da operação Sangaris, está mobilizada para garantir a segurança da votação.

As eleições gerais na República Centro-Africana, um dos países mais pobres do mundo, visam acabar com a crise política iniciada com a deposição, em março de 2013, do Presidente François Bozizé pela coligação Séléka, de maioria muçulmana, o que desencadeou combates mortais entre os partidários desta coligação e milícias cristãs.

Lusa

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.