sicnot

Perfil

Mundo

Obama vai nomear novo juiz para Supremo Tribunal antes de deixar a Casa Branca

Barack Obama vai nomear um novo juiz para o Supremo Tribunal antes de deixar a Casa Branca, para substituir o magistrado Antonin Scalia, falecido hoje aos 79 anos, apesar da ameaça de veto dos republicanos do Senado.

© Kevin Lamarque / Reuters

"Tenho a intenção de cumprir com a minha obrigação constitucional de nomear um sucessor em tempo adequado. Haverá muito tempo para o fazer e para que o Senado cumpra a sua responsabilidade", disse hoje o Presidente norte-americano.

"Estas são responsabilidades que encaro com muita seriedade, como estou certo que todos o fazem. São responsabilidades maiores que qualquer partido", acrescentou o Presidente em resposta às ameaças de veto dos republicanos do Senado, câmara encarregada de confirmar o substituto proposto por Obama.

Antonin Scalia, nomeado para o Supremo Tribunal em 1986 pelo ex-Presidente Ronald Reagan, foi encontrado morto em casa, tudo indica que por causas naturais.

A morte de Scalia abriu a porta à luta para eleger o seu sucessor, que deve ser nomeado pelo Presidente mas tem de ser confirmado pelo Senado.

O líder da maioria republicana na Câmara Alta, Mitch McConnell, ameaçou vetar qualquer substituto proposto por Obama, ao considerar que deve ser o próximo Presidente a eleger o novo juiz e, por isso, o lugar de Scalia deve ficar vago até que Obama deixe a Casa Branca, dentro de 11 meses.

"Os norte-americanos devem ter voz a seleção do novo juiz", afirmou McConnell em comunicado.

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos é formado por nove juízes, com cargos vitalícios. Até agora havia cinco conservadores e quatro progressistas, pelo que uma nova nomeação de Obama -- que já designou duas juízas -- poderia inclinar a balança a favor dos progressistas.

Lusa

  • Morreu juiz do Supremo Tribunal dos EUA

    Mundo

    Um juiz conservador do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, Antonin Scalia, morreu no sábado aos 79 anos, anunciaram responsáveis norte-americanos, com os republicanos a defenderem a sua substituição após as eleições presidenciais de novembro.

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira