sicnot

Perfil

Mundo

Angela Merkel favorável a uma zona de exclusão aérea na Síria

A chanceler alemã Angela Merkel manifestou hoje em entrevista ao diário Stuttgarter Zeitung o seu apoio a uma zona de exclusão aérea na Síria e que tem vindo a ser proposta há vários meses pela Turquia.

© Morris MacMatzen / Reuters

"Na atual situação seria útil a existência de uma zona que não seja bombardeada por nenhum dos beligerantes, uma espécie de zona de exclusão aérea", declarou Merkel, interrogada sobre a ideia de "zonas securitárias" na Síria.

Para a dirigente alemã não é possível "negociar com os terroristas" da organização 'jihadista' Estado Islâmico (EI), mas um acordo entre os apoiantes do Presidente sírio Bashar al-Assad e a "coligação anti-Assad" sobre esta questão seria "de grande utilidade".

Angela Merkel não precisou os contornos da eventual zona de exclusão. A Turquia propõe desde há meses uma zona de segurança que se prolongue de Azaz a Jarablus, no norte da Síria, para acolher os deslocados sírios no seu próprio território.

A chanceler alemã considerou que "os bombardeamentos sobre e em redor de Alepo [norte], em particular por parte do exército russo, tornam ainda mais complicada" a situação na Síria, após cinco anos de guerra que já provocaram mais de 260.000 mortos.

Ancara tem ainda tentado associar os seus parceiros da NATO à ideia de uma zona de exclusão aérea, mas a administração dos Estados Unidos tem denunciado divisões sobre a questão. Por sua vez, a Rússia tem-se oposto firmemente, em nome do respeito pela soberania nacional.

Lusa

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.