sicnot

Perfil

Mundo

Chefes de diplomacia da UE reúnem-se em Bruxelas com Síria e Clima na agenda

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia reúnem-se hoje, em Bruxelas, num encontro durante o qual abordarão a situação na Síria e a "diplomacia do clima", à luz das conferências celebradas recentemente em Paris e em Londres.

JULIEN WARNAND

No seguimento da Conferência de Paris sobre o Clima, os chefes de diplomacia da União Europeia , entre os quais o ministro Augusto Santos Silva, "debaterão formas de assegurar a continuidade dos esforços conjuntos das diplomacias europeias que se revelaram instrumentais para a obtenção do acordo na COP 21 em Paris", refere uma nota do ministério dos Negócios Estrangeiros.

Outro assunto incontornável desde há muito nas reuniões dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE é a Síria, com os 28 a fazerem hoje um balanço da conferência de doadores para a Síria, na qual Santos Silva participou a 04 de fevereiro, em Londres, e dos esforços da União Europeia e dos seus Estados-membros para a estabilização do país e da região.

Da agenda da reunião de hoje constam ainda debates sobre a Moldova e a Bielorrússia, com os 28 da UE a fazerem uma análise da situação política e económica destes países e o seu relacionamento com a União Europeia.

Lusa

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43