sicnot

Perfil

Mundo

Chefes de diplomacia da UE reúnem-se em Bruxelas com Síria e Clima na agenda

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia reúnem-se hoje, em Bruxelas, num encontro durante o qual abordarão a situação na Síria e a "diplomacia do clima", à luz das conferências celebradas recentemente em Paris e em Londres.

JULIEN WARNAND

No seguimento da Conferência de Paris sobre o Clima, os chefes de diplomacia da União Europeia , entre os quais o ministro Augusto Santos Silva, "debaterão formas de assegurar a continuidade dos esforços conjuntos das diplomacias europeias que se revelaram instrumentais para a obtenção do acordo na COP 21 em Paris", refere uma nota do ministério dos Negócios Estrangeiros.

Outro assunto incontornável desde há muito nas reuniões dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE é a Síria, com os 28 a fazerem hoje um balanço da conferência de doadores para a Síria, na qual Santos Silva participou a 04 de fevereiro, em Londres, e dos esforços da União Europeia e dos seus Estados-membros para a estabilização do país e da região.

Da agenda da reunião de hoje constam ainda debates sobre a Moldova e a Bielorrússia, com os 28 da UE a fazerem uma análise da situação política e económica destes países e o seu relacionamento com a União Europeia.

Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.