sicnot

Perfil

Mundo

Chefes de diplomacia da UE reúnem-se em Bruxelas com Síria e Clima na agenda

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia reúnem-se hoje, em Bruxelas, num encontro durante o qual abordarão a situação na Síria e a "diplomacia do clima", à luz das conferências celebradas recentemente em Paris e em Londres.

JULIEN WARNAND

No seguimento da Conferência de Paris sobre o Clima, os chefes de diplomacia da União Europeia , entre os quais o ministro Augusto Santos Silva, "debaterão formas de assegurar a continuidade dos esforços conjuntos das diplomacias europeias que se revelaram instrumentais para a obtenção do acordo na COP 21 em Paris", refere uma nota do ministério dos Negócios Estrangeiros.

Outro assunto incontornável desde há muito nas reuniões dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE é a Síria, com os 28 a fazerem hoje um balanço da conferência de doadores para a Síria, na qual Santos Silva participou a 04 de fevereiro, em Londres, e dos esforços da União Europeia e dos seus Estados-membros para a estabilização do país e da região.

Da agenda da reunião de hoje constam ainda debates sobre a Moldova e a Bielorrússia, com os 28 da UE a fazerem uma análise da situação política e económica destes países e o seu relacionamento com a União Europeia.

Lusa

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sporting critica decisão sobre vouchers antes do dérbi
    2:11

    Desporto

    A pouco mais de 24 horas do dérbi, o polémico caso dos vouchers volta a abalar as relações entre o Sporting e o Benfica. Os "leões" dizem que é falso que a UEFA tenha rejeitado a queixa contra as águias. O Comité Disciplinar do organismo europeu do futebol considerou que não há qualquer ato ilícito nas ofertas dos encarnados a árbitros.Mas para o diretor de comunicação do Sporting, a UEFA decidiu apenas não avançar com um processo porque está em curso uma investigação em Portugal.