sicnot

Perfil

Mundo

Grécia acusa Turquia de várias violações do seu espaço aéreo

Aviões de combate turcos entraram esta segunda-feira por várias vezes no espaço aéreo grego, informou a agência noticiosa estatal da Grécia, ANA, quando a NATO se prepara para deslocar navios para o Mar Egeu contra os traficantes de pessoas.

© Umit Bektas / Reuters

A agência noticiosa grega especificou que seis aviões de combate e outro de transporte fizeram mais de 20 violações do espaço aéreo grego nas proximidades das ilhas no centro e leste do Egeu.

Dois dos aviões estavam armados e simularam posições de combate em duas ocasiões quando aviões gregos se movimentaram para os intercetar. Não houve troca de tiros.

Apesar de aliados na NATO, a Turquia e a Grécia têm uma história carregada de séculos de conflitos por causa de direitos territoriais e aéreos no Mar Egeu.

Atenas receia que Ancara possa explorar a crise dos refugiados para reforçar a sua presença no Mar Egeu, onde reivindica as águas e o espaço aéreo nas proximidades de muitas ilhas gregas situadas nas proximidades das suas costas.

A Grécia e a Turquia quase que entraram em guerra em 1996 por causa de ilhéus desabitados no Egeu.

Atenas já se disponibilizou para trabalhar com Ancara no combate às redes de tráfico de pessoas, mas quer que os turcos apliquem um acordo bilateral sobre a readmissão de migrantes, que existe mas tem estado letra morta.

Milhares de migrantes continuam a atravessar o Egeu diariamente a partir da Turquia, com muitos a morrerem na tentativa, depois de mais de um milhão ter feito a jornada no ano passado.

Lusa

  • "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
    0:30
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17
  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31
  • Antigos presidentes dos EUA angariam 26 milhões para vítimas dos furacões
    0:58

    Mundo

    Os cinco antigos presidentes dos Estados Unidos da América ainda vivos juntaram-se para ajudar as vítimas dos furacões. Bill Clinton e Barack Obama lembraram as vítimas dos furacões e elogiaram o espírito solidário dos norte-americanos. Os antigos presidentes norte-americanos lançaram o apelo no início do mês passado e já conseguiram angariar cerca de 26 milhões de euros.