sicnot

Perfil

Mundo

Grécia acusa Turquia de várias violações do seu espaço aéreo

Aviões de combate turcos entraram esta segunda-feira por várias vezes no espaço aéreo grego, informou a agência noticiosa estatal da Grécia, ANA, quando a NATO se prepara para deslocar navios para o Mar Egeu contra os traficantes de pessoas.

© Umit Bektas / Reuters

A agência noticiosa grega especificou que seis aviões de combate e outro de transporte fizeram mais de 20 violações do espaço aéreo grego nas proximidades das ilhas no centro e leste do Egeu.

Dois dos aviões estavam armados e simularam posições de combate em duas ocasiões quando aviões gregos se movimentaram para os intercetar. Não houve troca de tiros.

Apesar de aliados na NATO, a Turquia e a Grécia têm uma história carregada de séculos de conflitos por causa de direitos territoriais e aéreos no Mar Egeu.

Atenas receia que Ancara possa explorar a crise dos refugiados para reforçar a sua presença no Mar Egeu, onde reivindica as águas e o espaço aéreo nas proximidades de muitas ilhas gregas situadas nas proximidades das suas costas.

A Grécia e a Turquia quase que entraram em guerra em 1996 por causa de ilhéus desabitados no Egeu.

Atenas já se disponibilizou para trabalhar com Ancara no combate às redes de tráfico de pessoas, mas quer que os turcos apliquem um acordo bilateral sobre a readmissão de migrantes, que existe mas tem estado letra morta.

Milhares de migrantes continuam a atravessar o Egeu diariamente a partir da Turquia, com muitos a morrerem na tentativa, depois de mais de um milhão ter feito a jornada no ano passado.

Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.