sicnot

Perfil

Mundo

Grécia acusa Turquia de várias violações do seu espaço aéreo

Aviões de combate turcos entraram esta segunda-feira por várias vezes no espaço aéreo grego, informou a agência noticiosa estatal da Grécia, ANA, quando a NATO se prepara para deslocar navios para o Mar Egeu contra os traficantes de pessoas.

© Umit Bektas / Reuters

A agência noticiosa grega especificou que seis aviões de combate e outro de transporte fizeram mais de 20 violações do espaço aéreo grego nas proximidades das ilhas no centro e leste do Egeu.

Dois dos aviões estavam armados e simularam posições de combate em duas ocasiões quando aviões gregos se movimentaram para os intercetar. Não houve troca de tiros.

Apesar de aliados na NATO, a Turquia e a Grécia têm uma história carregada de séculos de conflitos por causa de direitos territoriais e aéreos no Mar Egeu.

Atenas receia que Ancara possa explorar a crise dos refugiados para reforçar a sua presença no Mar Egeu, onde reivindica as águas e o espaço aéreo nas proximidades de muitas ilhas gregas situadas nas proximidades das suas costas.

A Grécia e a Turquia quase que entraram em guerra em 1996 por causa de ilhéus desabitados no Egeu.

Atenas já se disponibilizou para trabalhar com Ancara no combate às redes de tráfico de pessoas, mas quer que os turcos apliquem um acordo bilateral sobre a readmissão de migrantes, que existe mas tem estado letra morta.

Milhares de migrantes continuam a atravessar o Egeu diariamente a partir da Turquia, com muitos a morrerem na tentativa, depois de mais de um milhão ter feito a jornada no ano passado.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.