sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 4 mortos em bombardeamentos turcos no norte da Síria

Uma civil e três combatentes morreram no domingo na sequência de bombardeamentos das forças turcas contra zonas sob o controlo de uma milícia curdo-árabe na província síria de Alepo, informou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

reuters

A organização não-governamental assinalou que os três milicianos, que eram membros das Forças da Síria Democrática, uma coligação armada de grupos curdos e árabes, perderam a vida nos ataques da Turquia contra a povoação de Deir Yamal, em Alepo.

A ONG não detalhou a zona exata onde morreu a civil e acrescentou que houve também vários feridos, incluindo um menor de idade.

Nos últimos dias, as FSD, que nasceram em outubro no noroeste do país e que englobam grupos curdos, árabes e assírios (uma minoria étnica de confissão cristã) e contam com o apoio logístico e militar dos Estados Unidos, têm avançado pelo norte de Alepo e tomaram o controlo de várias localidades como Deir Yamal, Meneg e Ain Daqna.

No domingo, o governo de Damasco condenou "firmemente" os recentes bombardeamentos das forças turcas no norte da Síria e pediu ao Conselho de Segurança da ONU para pôr fim aos "crimes do regime turco".

Há dois dias, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, insistiu na determinação do seu país em lutar contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) e em que tanto o seu país como a Arábia Saudita estão disponíveis para uma operação terrestre na Síria.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.